O inverno vai “esquentar” Petrópolis, na Serra Fluminense – Voupranos

O inverno vai “esquentar” Petrópolis, na Serra Fluminense

Com a chegada do inverno, Petrópolis, na Serra Fluminense, se transforma com a chegada de muitos turistas. O clima aconchegante, as boas opções de hospedagens e as paisagens das montanhas são as principais atrações da cidade. No inverno, Petrópolis estima uma ocupação hoteleira de 85% em todos os finais de semana da estação fria.

Divulgação

O charme da cidade aumenta à medida que a temperatura cai, com ruas adornadas com luzes delicadas, casarões seculares com suas lareiras acesas e cafés e restaurantes exalando aromas irresistíveis. Os dias ensolarados e as temperaturas mínimas em torno de 10°C conferem a Petrópolis uma atmosfera especial nessa época, tornando-a um dos destinos mais procurados do país. Além dos festivais gastronômicos e culturais, há tantas outras atrações para desfrutar nesse período tão especial.

Divulgação

Em Petrópolis, os amantes da boa comida são agraciados com uma infinidade de opções gastronômicas que não fazem feio nem para as grandes capitais do país. Fondues de queijo e chocolate, caldos e sopas reconfortantes, além de pratos de alta gastronomia são algumas das especialidades servidas nos restaurantes da cidade. Para os fãs de fondue, caldos e cremes, Petrópolis realiza, de 30 de junho a 30 de julho, o Festival de Fondue, Caldos e Cremes do qual fazem parte mais de 70 restaurantes e bares.

Divulgação

A natureza é outra uma atração à parte. Com sua região montanhosa, a cidade oferece trilhas para cachoeiras e mirantes com vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Para os mais aventureiros, a exuberante Mata Atlântica pode ser explorada em passeios de ecoturismo, com destque especial para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Divulgação

E para aquecer as noites frias, a cidade é conhecida por seus festivais  culturais, como a Bauernfest – Festa do Colono Alemão, que acontece de 23 de junho a 09 de julho e é uma das principais manifestações culturais da cidade. Está programado também o Festival de Inverno da Dellarte (de 14 a 23 de julho) e o Festival de Inverno do Sesc (de 15 a 30 de julho), que oferecem espetáculos de música, teatro e dança para os visitantes.

Divulgação

A indústria hoteleira de Petrópolis, composta por 119 pousadas, hotéis e hostels, oferece um total de 6,5 mil leitos para receber turistas durante a alta temporada de maio a julho. A expectativa é hospedar mais de 72 mil pessoas, o que representa um aumento significativo na economia local, com uma injeção de R$ 94 milhões. Além disso, o turismo também estimula a gastronomia e as compras, elevando o faturamento para R$ 170 milhões nesse período. O comércio também espera um aumento nas vendas, especialmente devido à queda nas temperaturas, que estimula os turistas a fazerem compras, principalmente aqueles que chegam despreparados com roupas mais leves.

“Neste ano, esperamos que a temporada do inverno represente um aumento de pelo menos 20% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado”, afirma o presidente do Sindicato do Comércio de Petrópolis, Marcelo Fiorini.

 

Publicado em: 23/06/2023
Atualizada em: 23/06/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Rio de Janeiro