Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, inaugura duas exposições – Voupranos

Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, inaugura duas exposições

O Museu do Amanhã ganhará ainda mais vida neste julho com a chegada de duas exposições. A partir do dia 11, a talentosa artista franco-marroquina Chourouk Hriech tomará conta do espaço com a instalação “Uma Cidade na Floresta”, uma verdadeira fusão de elementos artísticos que irá encantar os visitantes. E no dia 25, o mundo da literatura é o tema da exposição “Sai-Fai: ficção científica à brasileira”, um espaço imersivo que irá transformar o visitante em um leitor ávido.

Ilustração da Mostra Sai Fai – Foto Winny Tapajós – Museu do Amanhã – Divulgação

Em a “Uma Cidade na Floresta”, que é realizada em parceria com a Embaixada da França no Brasil, a renomada artista Chourouk Hriech nos presenteia com uma obra de grandes proporções que combina diferentes elementos das artes plásticas, revelando sua pesquisa sensível sobre as relações com a paisagem natural.

A genialidade de Chourouk Hriech se manifesta em uma fusão de pintura e desenho, resultando em uma estética que mescla referências culturais e materiais para criar uma harmonia única. A exposição conta com esculturas em técnica mista, acrílico sobre azulejos, nanquim, guache e impressões fotográficas digitais sobre papel de parede de algodão, além de guache sobre tela.

Breno Loser_na Mostra Sai Fa – Museu do Amanhã – Divulgação

A instalação é composta por três telas montadas em chassis, cada uma medindo 190cm x 150cm, e uma estrutura de 200cm x 300cm com uma imagem de Copacabana aplicada em adesivo. A estrutura contará também com um tecido de fotomontagem em negativo, com oito fotos capturadas pela artista durante sua primeira visita ao Rio de Janeiro em 2022. Como elementos adicionais, Chourouk utilizará pássaros de cerâmica, jarros de barro e telhas.

Já a mostra “Sai-Fai: ficção científica à brasileira” é o resultado da oficina de contos de ficção  realizada pelo renomado Laboratório de Atividades do Amanhã. Com o apoio do Santander, a mostra apresenta trechos dos contos desenvolvidos ao longo do projeto, acompanhados por ilustrações de dez talentosos artistas com estéticas distintas.

Ao adentrar esse espaço imersivo, o visitante é transportado para um mundo onde se tornará um leitor ávido. Com uma narrativa sonora envolvente, uma videoarte fascinante e uma experiência de realidade aumentada chamada “Herança”, criada pelo Coletivo 2050, você se sentirá parte integrante do universo Sai-Fai.

Através de um QR Code localizado em uma escultura na exposição e também disponível no Instagram do Museu, a ativação “Herança” ganhará vida, trazendo à tona as palavras, sotaques e personagens cativantes desse universo único.

Os contos que deram origem a essa mostra são uma inspiração dos movimentos afrofuturismo e futurismo indígena. Com a contribuição de 19 autores de diferentes regiões do Brasil, essas narrativas especulativas exploram realidades alternativas, utopias, distopias e aventuras fantásticas.

Além da exposição, também há um livro digital que pode ser acessado através de um QR Code e está disponível no espaço físico da mostra. Assim, você poderá levar consigo essas histórias extraordinárias e apreciar as ilustrações marcantes em qualquer lugar que for.

Serviço

Exposição Uma Cidade na Floresta, de Chourouk Hriech – De 11 de julho a 10 de setembro de 2023

Exposição Sai-fai: ficção científica à brasileira – De 25 de julho a 12 de novembro de 2023

Endereço.: Praça Mauá, 1 – Centro

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (com última entrada às 17h). Às terças-feiras a entrada é gratuita.

 

Publicado em: 03/07/2023
Atualizada em: 03/07/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Rio de Janeiro