TAP vai aumentar operações para o Brasil em 2024 e comemora aumento da demanda de voos – Voupranos

TAP vai aumentar operações para o Brasil em 2024 e comemora aumento da demanda de voos

A TAP anunciou que terá onze frequências semanais adicionais para o Brasil em 2024, elevando o total de partidas de Portugal para 91 voos por semana. A companhia aumentará as frequências para diversas cidades. Recife, por exemplo, receberá três voos semanais adicionais a partir de Lisboa, passando de sete para dez. Já o Rio de Janeiro terá um crescimento de duas frequências, totalizando doze voos semanais. São Paulo, Belém, Brasília, Natal, Maceió, Porto Alegre e Salvador também terão um voo extra de e para Portugal.

Divulgação

As ofertas adicionais de voos da TAP não devem se limitar apenas ao Brasil. A companhia também irá aumentar a operação em Maputo, Moçambique. Na América do Norte, Toronto, no Canadá, aumentará para 13 voos semanais, enquanto São Francisco, na Califórnia, terá seis voos semanais no pico do verão.

Na Europa, a estratégia da TAP tem foco na Itália. Roma terá mais um voo diário, totalizando cinco operações diárias entre Lisboa e a capital italiana. E a encantadora Florença passará de oito para dez voos por semana. A Tap informou também que todas as novas operações foram realizadas com ajustes das frequências atuais, sem a necessidade de contratação externa de aeronaves.

Atualmente, a TAP possui voos diretos de diversas cidades brasileiras para Lisboa e também conecta o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. Ao todo, são 11 cidades do Brasil (em 13 rotas) que a TAP conecta diretamente à Europa. A maior oferta de voos para o Brasil reflete um aumento da demanda da TAP em 2023. No primeiro semestre, a companhia transportou mais de 1 milhão de passageiros entre o Brasil e a Europa, superando em 30% os números do ano passado.

Além do sucesso no número de passageiros transportados, a TAP também obteve um resultado líquido positivo de 22,9 milhões de euros no primeiro semestre deste ano. É a primeira vez que a companhia registra resultados positivos nos primeiros seis meses de um ano desde que os resultados semestrais são publicados. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma melhoria de 225 milhões de euros no faturamento total. Em relação a 2019, antes da pandemia, o aumento foi de 134,9 milhões de euros.

Luís Rodrigues, Presidente Executivo da TAP, considera que “os resultados semestrais agora apresentados reforçam a tendência sustentada de melhoria comercial e financeira da TAP, atingindo um excelente desempenho com um resultado líquido positivo no primeiro semestre. As margens operacionais e o trajeto de desalavancagem, acima das metas do plano de restruturação, provam a sustentabilidade financeira do Grupo num momento crítico da nossa história. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer”.

No que diz respeito aos dados operacionais de tráfego, no primeiro semestre de 2023, a TAP transportou um total de 7,6 milhões de passageiros em todas as suas rotas, o que representa um aumento de 30,2% em relação ao ano anterior, atingindo 96% dos valores alcançados em 2019. Durante este período, o número total de voos operados também aumentou em 17,9%, atingindo 89% dos níveis pré-pandemia.

Publicado em: 01/09/2023
Atualizada em: 01/09/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Portugal