Lisboa: dicas para curtir o verão na cidade – Voupranos

Lisboa: dicas para curtir o verão na cidade

Com temperaturas agradavelmente altas, que variam de 15ºC a 35ºC, pouquíssima chuva e dias longos com até 15 horas de luz natural, não é de surpreender que Lisboa atraia muito mais turistas no verão. Rodeada por florestas exuberantes, parques bem cuidados, montanhas, praias e rios, a capital portuguesa oferece diversos locais para curtir nessa época do ano.

VisitLisboa – Divulgação

Entre os espaços verdes e parques mais indicados para uma caminhada ou um piquenique, vale conhecer o Jardim do Torel, conhecido como o “Jardim do Amor”; o Jardim Botânico, com mais de 140 anos de história e uma atmosfera tropical encantadora; o Jardim da Cerca da Graça, o maior espaço verde da zona histórica, que oferece três incríveis mirantes; e o Jardim da Estrela, localizado no coração da cidade e com um dos melhores circuitos de corrida, além de quiosques e esplanadas aconchegantes.

VisitLisboa – Divulgação

Para contemplar as paisagens naturais do entorno, que ficam mais bonitas e fotogênicas na estação quente, a dica é seguir em direção à margem sul do rio para conhecer a Reserva Natural do Estuário do Tejo, que abriga muitas espécies de aves migratórias. Outra atração, a apenas 40 km do centro, é a Tapada Nacional de Mafra, que preserva a biodiversidade e oferece espaços de lazer. Já quem gosta de praia pode aproveitar o litoral de Cascais, as intocadas e cristalinas praias da Arrábida e as faixas de areia cercadas por imponentes falésias rochosas na costa de Sintra.

VisitLisboa – Divulgação

Os passeios de barco pelo Rio Tejo também são boas atrações no verão. Diariamente, das 9h às 20h, são oferecidos passeios fluviais em catamarãs que partem da vizinha de Setúbal em direção à Reserva Natural do Estuário do Sado, lar de inúmeras espécies de aves e golfinhos.

VisitLisboa – Divulgação

Para ver Lisboa do alto e assistir ao pôr do sol, a sugestão é seguir para os charmosos rooftops espalhados por toda a cidade. Entre as opções há diversos terraços de bares, restaurantes e hotéis. É o caso do Sky Bar, no 9o piso do Tivoli da Avenida Liberdade, e do Go a Lisboa, no bairro de Alcântara, que oferece vista ampla para o Rio Tejo e a Ponte 25 de Abril.

Para aqueles que gostam de aventura e adrenalina, é possível fazer várias viagens de carro pelos arredores, como até o Parque Natural de Sintra-Cascais, que oferece opções de Trekking e ciclismo. Há escalada e rapel no Cabo da Roca. E na Serra da Arrábida, em Setúbal (a cerca de 40 minutos de carro de Lisboa) há lindas opções de trekkings que contornam os morros e levam a belas praias, além de atividades de coasteering (saltos no mar de penhascos costeiros), canoagem, mergulho e passeios off-road.

Publicado em: 26/07/2023
Atualizada em: 26/07/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Portugal