Porto Seguro traz novidades para continuar atraindo turistas sempre
Porto Seguro é o destino de maior reincidência em viagens do País. Nenhum outro lugar do Nordeste é tão divertido, barato e, ao mesmo tempo, próximo das principais capitais do Sul e Sudeste (para quem sai de São Paulo, são menos de duas horas voando). Criativa, animada e cheia de disposição para se reinventar, Porto Seguro está sempre lançando modas, hits e novas atrações. E se você não pisou por lá nos últimos dois anos, prepare-se para se surpreender.
Com investimentos externos em torno de R$ 400 milhões, Porto Seguro financiou a repaginação de locais icônicos do turismo local, ganhou um quarto distrito turístico e lançou novos passeios que vão muito além do clássico trio sol, praia e festa.
Uma das transformações é a da Passarela do Descobrimento – trecho do calçadão da Avenida Portugal que concentra bares, restaurantes, barracas de doces e artesanato em meio a um casario histórico tombado pelo Patrimônio Histórico. Apelidada de Passarela do Álcool por causa do predomínio, no passado, de barraquinhas especializadas em drinques como o capeta (bebida inventada lá), a via teve a primeira etapa das obras de revitalização entregue no finalzinho de dezembro.
Em seu conceito arquitetônico, o projeto inclui um novo piso em toda a extensão da passarela, palmeiras imperiais, paisagismo, iluminação, calçadão, ciclovia, pista de corrida e melhorias no píer municipal, de onde saem a maioria dos passeios de escuna.
De quebra, vários eventos culturais passaram a rolar por lá, a ponto de alguns nativos já estarem chamando o local com outro nome: Passarela da Cultura. E não é para menos. A passarela passou a servir de palco para apresentações de danças indígenas da região, músicos locais, lambada dos velhos tempos (como Kaoma e Beto Barbosa), zouk, entre outros ritmos.
Há alguns anos, toda a orla de Porto Seguro, que vai desde a Praia do Mutá, ao norte, até Caraíva, ao sul, foi revitalizada. As barracas de praia foram padronizadas com estruturas de madeira e obedecem a vários critérios de arquitetura. Mas cada qual manteve o seu perfil. No litoral norte, permanecem os grandes complexos de lazer à beira-mar com restaurante, palcos de lambaeróbica, vendedores de artesanato durante o dia e grandes luaus à noite. O tradicional Axé Moi, na Praia de Taperapuan, por exemplo, continua embalando milhares de pessoas ao som de axé. A menos de 1 km dali, o Toa Toa não fica atrás, com música desde manhã até a madrugada em um espaço gigantesco. Já no litoral sul, as barracas de praia se apresentam como beach clubs europeus, bem mais intimistas, confortáveis e sofisticadas do que as estruturas da parte norte, como o aconchegante Fly Club Trancoso.
O Distrito Vale Verde
Outra novidade é a criação de um quarto distrito turístico, o Vale Verde. Com paisagens bucólicas e muito sossego, o vale do Rio Buranhém destaca-se pela atmosfera rural, que serviu de pano de fundo para a própria história do descobrimento e colonização do Brasil pelos portugueses.
Ao visitar esse novo distrito, situado entre as vilas de Trancoso e Arraial D’Ajuda, o visitante descobre outra face de Porto Seguro, que em nada lembra o agito das barracas com dançarinos de “lambaeróbica” à beira-mar. E assim como Trancoso, esse vilarejo também tem o seu Quadradinho histórico, com casinhas coloridas, remanescentes de um dos primeiros aldeamentos do Brasil, dispostas em torno do mesmo terreiro com gramado retangular fundado por jesuítas no século 16, e uma igrejinha datada de 1775. Ali, garotos descalços batem bola diante da Igreja do Divino Espírito Santo, uma singela construção com paredes de adobe onde, há 247 anos, os fiéis dedicam suas preces ao padroeiro São Miguel Arcanjo.
Naquele Quadradinho do Vale Verde também paira a mesma atmosfera descontraída do democrático Quadrado de Trancoso, onde os moradores costumam disputar uma “pelada” alheios aos famosos que desfilam pela grama com seus chinelos de dedo sem qualquer cerimônia. A única diferença é que esse cantinho ainda não foi descoberto pelas celebridades. Em vez de lojas, restaurantes, hotéis badalados e turistas, sobram sossego e simplicidade.
Foi esse clima de tranquilidade quase absoluta em meio à natureza que cativou o suíço Arnaud Scholl, dono de um dos hotéis mais charmosos e exclusivos de Porto Seguro: o Sparvati. Depois de se formar em gastronomia na Europa e passar uns anos meditando na Índia e na Tailândia, ele conheceu o Vale Verde e se apaixonou. Aqui ergueu um refúgio cheio de referências hindus, desde as seis suítes – cada uma batizada com o nome de um deus do hinduísmo – até a belíssima imagem de Ganesha que parece se movimentar no fundo da piscina conforme mudam as luzes projetadas sobre a água à noite.
Simpático, atencioso e enraizado no Brasil há mais de duas décadas, Arnaud recebe os hóspedes como se estivesse acolhendo velhos amigos em sua casa. Com seus dotes culinários, ele garimpa os melhores ingredientes produzidos na região para elaborar pratos sofisticados que podem ser servidos em jantares à luz de velas. Uma delícia!
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 15/02/2023