Descubra os cinco Patrimônios Mundiais da Unesco no Panamá
Com cinco Patrimônios Mundiais da UNESCO, o Panamá é o destino que vem ganhando cada vez mais interesse dos viajantes no Caribe. O país espera receber 2,3 milhões de turistas até o final do ano, que devem injetar US$ 1,8 bilhão na economia panamenha. O aumento representa 20% em relação a 2022, quando foram recebidos 1,9 milhão de turistas. “Temos um compromisso sólido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, criando um futuro em que o turismo não apenas enriquece nossas vidas, mas também cuida e respeita nosso patrimônio natural e cultural”, afirma Denise Guillén, administradora da Autoridade de Turismo do Panamá. Confira abaixo um guia de viagem com os patrimônios da UNESCO no Panamá, incluindo detalhes adicionais e as principais recomendações para garantir uma experiência impactante.
Panamá Viejo e Distrito Histórico do Panamá
O centro histórico da capital comemora o 20º aniversário de sua inscrição como patrimônio da UNESCO. O bairro remonta a 1673 e apresenta praças vibrantes e ruas pitorescas de tijolos cercadas por edifícios coloridos. O distrito histórico também é o centro do cenário gastronômico da Cidade do Panamá, que recebeu o título de Cidade Criativa da UNESCO em Gastronomia desde 2017. Aproveite excelentes restaurantes e experimente iguarias panamenhas, como degustação de Café Geisha, degustação de rum e o processo artesanal de fabricação de chocolate a partir de grãos de cacau locais. Para explorar essa região, vale caminhar pela Avenida A, que vai da Plaza Herrera à Plaza de Francia, que é repleta de lojas de artesanato. Na praça principal, a Plaza Mayor, faça uma parada na Catedral Metropolitana da Cidade do Panamá. Para curtir as vistas do horizonte da cidade, a dica é seguir ao Paseo Esteban Huertas. No Museu do Canal do Panamá o visitante encontra a história do famoso canal, e no Museu Mola é possível conhecer o melhor do artesanato panamenho.
Fortificações de Portobelo e San Lorenzo
Na costa da província de Colón, encontram-se quatro fortalezas históricas, incluindo Portobelo e San Lorenzo, que foram construídas pelo Império Espanhol nos séculos XVII e XVIII para proteger as rotas comerciais. Essas fortificações ainda estão de pé e proporcionam aos visitantes um testemunho da vida naquela época. Do alto das fortalezas, há vistas deslumbrantes das águas azul-turquesa do Caribe. Além disso, o visitante tem a oportunidade de experimentar a arte e as danças tradicionais do Congo, uma cultura reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Parque Nacional Coiba
O Parque Nacional Coiba é um tesouro natural reconhecido como Patrimônio Mundial Marinho pela UNESCO. Ele abrange 38 ilhas menores e as áreas marinhas ao redor no Golfo de Chiriqui. A floresta tropical úmida de Coiba é um santuário para animais, aves e plantas endêmicas, resultado da evolução contínua de novas espécies. Fãs de mergulho não podem deixar de explorar o Recife Bahia Damas, o maior recife da costa oeste do continente americano. Além disso, você terá a oportunidade de avistar baleias e golfinhos, além de caminhar pela floresta tropical intocada da ilha e observar mais de 147 espécies de aves, incluindo o Coiba Spinetail, encontrado apenas na ilha, macacos, crocodilos e iguanas.
Parque Nacional de Darién
O Parque Nacional Darién é a maior área protegida do Panamá, abrangendo 574 hectares ao longo do sudeste do país. É uma Reserva da Biosfera e um foco importante de conservação. O parque abriga diversos tipos de ecossistemas, incluindo florestas tropicais, montanhas, pântanos e costas, o que resulta em uma biodiversidade impressionante. Uma visita a Santa Cruz de Cana é uma oportunidade única para desfrutar da pureza da natureza dessa região. Esta área é famosa pela observação de aves, com uma infinidade de araras, saíras, manaquins, águias e beija-flores. Outra atração do parque é a Estação Pirre, localizada no Cerro Pirre. É um destino para caminhadas na selva, onde você pode acampar e estar imerso na exuberante natureza e na abundância de vida selvagem, incluindo pica-paus, macacos, micos e preguiças.
Parque Nacional La Amistad
O Parque Nacional La Amistad é uma paisagem montanhosa coberta por florestas tropicais, com uma incrível diversidade de espécies. Mais de 10 mil plantas com flores, 215 espécies de mamíferos, 600 espécies de aves, 250 espécies de répteis e anfíbios e 115 espécies de peixes de água doce foram documentadas neste local. Ao explorar as trilhas do parque com um guia, o visitante tem a chance de avistar grandes felinos, como pumas, onças, margays e jaguatiricas, além de preguiças, macacos e a ameaçada de extinção anta. Além disso, você poderá desfrutar de vistas panorâmicas do vulcão Baru, o ponto mais alto do Panamá.
Atualizada em: 15/09/2023