Fernando de Noronha agora tem mais voos e estrutura melhor – Voupranos

Fernando de Noronha agora tem mais voos e estrutura melhor

Fernando de Noronha é o mais desejado destino de praia da costa do Brasil, um dos destinos mais procurados no mundo por turistas apaixonados pela natureza. Qualquer que seja a lista das praias mais bonitas do Brasil, sempre haverá algumas da ilha, como a famosa Praia do Sancho ou a Baía dos Porcos. E ainda existem outras 14 faixas de areia deslumbrantes por lá, cujas belezas são preservadas com o máximo de cuidado. E agora ficou mais prático viajar para lá.

AdobeStck, Reubergd – Morro dos Dois Irmãos Fernando de Noronha

O Governo do Estado de Pernambuco fechou um acordo com a empresa aérea Azul que passa a operar oito voos diários para a Ilha de Fernando de Noronha. Com esses voos, realizados com aeronaves ATR-600 a partir de Recife e Natal, a Azul pode transportar até 560 pessoas diariamente para o arquipélago, fluxo de visitantes semelhante ao que a ilha recebia quando estava na rota de aviões de maior porte de outras companhias aéreas.

AdobeStck, nachosuko – Fernando Noronha

Outra novidade foi o acerto de abastecimento de produtos para a ilha para a alta temporada de verão. Esse serviço é realizado por intermédio de barcos e uma pequena parte desse abastecimento também chegará por intermédio de um voo com avião cargueiro todos os sábados com capacidade de transporte de cinco toneladas em produtos por viagem.

Com o objetivo de manter esse santuário ecológico intacto e refinar o perfil turístico, a ilha principal passou por mudanças importantes nos últimos anos: ficou mais acessível para cadeirantes, ganhou novas opções de hospedagem e viu bons restaurantes abrirem as portas.

Cada vez mais preparada para o turismo sustentável

Para que o turista recém-chegado faça um primeiro reconhecimento dos principais atrativos de Fernando de Noronha, o clássico tour pela ilha é uma mão na roda. O roteiro de dia inteiro começa cedo e só termina depois que o sol se põe atrás do Morro Dois Irmãos. A bordo de bugues ou outros carros 4×4, o passageiro visita alguns ícones do turismo local, como o Sancho e as piscinas naturais da Baía dos Porcos. Também sobra tempo para lagartear nas areias da Cacimba do Padre – praia mais tranquila do Mar de Dentro, como é chamado o lado da ilha voltado para o continente, onde restaurantes rústicos servem deliciosos peixes assados na folha de bananeira.

Ainda fazem parte do tour a Praia do Leão, famosa pela desova de tartarugas; o Buraco da Raquel – cuja geografia inóspita, de águas fortes rasgando pedras, indica a chegada ao Mar de Fora, com olhos voltados para a África –; e a Praia do Americano, que pode ser vista a partir das ruínas do Forte São Pedro do Boldró. É ali que termina o dia extenso de reconhecimento da ilha, quando dezenas de turistas disputam um espaço para ver o poente tingir de tons dourados a silhueta do Morro Dois Irmãos ao som de uma melosa MPB.

Crystalline sea beach in Fernando de Noronha,Brazil

Mergulho, passeios de barco e muita fauna marinha

Com águas a 27ºC de temperatura média, Fernando de Noronha reúne alguns dos melhores pontos de mergulho do Brasil, principalmente entre agosto e novembro, quando o mar fica tranquilo, refletindo diversas tonalidades de azul, e a visibilidade chega a 50 metros na horizontal. Os mergulhos costumam ser realizados em ilhas secundárias, que concentram quatro pontos excelentes para batismo. Duas embarcações estão naufragadas ali (uma corveta, a 62 metros de profundidade, e um barco no porto, a 7 metros), tornando a região rica em diversas espécies da fauna marinha, que desfilam sem cerimônia diante dos olhos dos visitantes.

AdobeStck, Submarinas – Os mergulhadores

Blonde girl relaxing on water with fishes and marine life. Clear water at Lion Beach, Fernando de Noronha, Brazil

Outro passeio incrível na ilha é navegar até a Ponta da Sapata. As embarcações partem às 8h do Porto de Santo Antônio e circundam várias praias do Mar de Dentro. Tanto na ida quanto na volta, passam em frente à Baía dos Golfinhos. Isso significa que você terá duas chances de fotografar ou filmar esses simpáticos mamíferos aquáticos dando saltos para fora d’água e girando o corpo no ar – embora esse “balé” seja mais comum logo após o nascer do sol, entre 6h30 e 7h30.

AdobeStck, Kcrisramos – Fernando de Noronha Brasil

AdobeStck, Carlos Grillo – Os canhões do antigo forte

Ótimas opções de pousadas para se hospedar

A Associação de Pousadas de Fernando de Noronha conta com 32 pousadas associadas: Pousada Germana, Pousada Pedra do Mar, Pousada Paraíso, Pousada Mar Aberto, Pousada Morro do Farol, Pousada Morena, Pousada Mar Atlântico, Pousada Verdes Mares, Pousada do Marcílio, Pousada Maravilha, Pousada Tubarão, Pousada Fortaleza, Pousada Beco do Noronha, Pousada Nascer Sol, Pousada Atobá, Pousada da Villa, Pousada Colina, Pousada Triboju, Pousada Malibu, Dolphin Hotel, Pousada Arquipélago, Pousada Lua Bela e Pousada Solar do Pico, entre outras.

Publicado em: 23/11/2022
Atualizada em: 27/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Nordeste