Ficou mais fácil viajar para a Groelândia
A Groenlândia acaba de dar um passo significativo para se tornar mais acessível ao turismo internacional com a inauguração do novo Aeroporto Internacional de Nuuk, que foi oficialmente aberto em 28 de novembro de 2024. Este é um marco na infraestrutura do país, com a ampliação da pista para 2.200 metros, permitindo receber aviões maiores, como o Airbus A330-800neo. O novo aeroporto tem capacidade para receber 800 passageiros por hora.
Antes da inauguração do Aeroporto Internacional de Nuuk, viajar de avião para a Groenlândia significava voar para cidades menores, como Kangerlussuaq, ao norte, ou Narsarsuaq, mais ao sul. Ambas antigas bases militares dos EUA construídas durante a Segunda Guerra Mundial, são capazes de acomodar aviões maiores.
A Air Greenland já opera voos diretos para Copenhague, na Dinamarca, e está expandindo suas rotas para Iqaluit, no Canadá, durante o verão. A companhia também tem planos para ligar Nuuk a Reykjavik, na Islândia. A United Airlines informou que pretende iniciar, em junho de 2025, voos diretos entre Newark (Nova Jersey) e Nuuk, duas vezes por semana.
A nova infraestrutura reduz o tempo de viagem e amplia as opções de acesso à Groenlândia, transformando o país em um destino mais viável para viajantes internacionais. Além disso, iniciativas de turismo sustentável, como hospedagens inovadoras e experiências únicas, como safáris de auroras boreais e glamping, estão em expansão para atender à demanda crescente. Apesar do entusiasmo, a Groenlândia ainda tem limitação em infraestrutura de hospedagem.
Atualmente, a Groelândia recebe cerca de 130 mil visitantes de turismo ao ano, que chegam em aviões de pequeno porte e navios de cruzeiros. Com as novas linhas regulares, as autoridades locais esperam um aumento considerável no fluxo de visitantes e um grande impacto no turismo e na economia. Estima-se que cada voo acrescentará US$ 200 mil à economia da Groenlândia.
Atualizada em: 06/12/2024