Conheça os maiores túneis ferroviários do mundo
As ferrovias tendem a operar com mais eficiência em terrenos relativamente planos, mas a geografia nem sempre colabora. Para superar esses desafios naturais, engenheiros desenvolveram diversas soluções ao longo da história e a construção de túneis tornou-se uma alternativa mais viável, permitindo a criação de túneis ferroviários que hoje se estendem por mais de 50 km.
Um dos métodos mais antigos para a construção de túneis é o “cut and cover” (corte e cobertura), amplamente utilizado em partes do metrô de Londres. Quando os túneis precisam atravessar montanhas, o método de perfuração e detonação é geralmente empregado, utilizando explosivos controlados ou técnicas mais modernas, como a pirotecnia de detonação por pressão de gás, para romper rochas duras.
A grande revolução na construção de túneis ferroviários veio com a invenção da Máquina de Perfuração de Túneis (TBM), criada por Marc Isambard Brunel. Essa inovação tornou o processo de construção mais rápido, econômico e seguro. Hoje, essas máquinas gigantes podem escavar túneis com diâmetros de até 17 metros, atingindo comprimentos superiores a 150 metros e pesando milhares de toneladas. Saiba quais são os maiores túneis ferroviários do mundo.
5o. Túnel do Lago Songshan, China: 38,8 km
O Túnel do Lago Songshan está localizado entre a Estação Jiao e a Estação Changping Leste na Ferrovia Intermunicipal Guanghui, no sul da China. Com um comprimento total de 38,82 km, é o túnel ferroviário nacional mais longo da China continental, contendo seis estações subterrâneas. Com uma velocidade de projeto de 200 km/h, 31 pares de trens passam pelo túnel todos os dias. A construção do túnel de tubo duplo começou em 2013 e foi concluída em 2016.
4o. Túnel Yulhyeon, Coreia do Sul: 50,3 km
O Túnel Yulhyeon é um túnel ferroviário de 50,3 km na província de Gyeonggi, Coreia do Sul. Inaugurado em dezembro de 2016, o túnel é projetado para uma velocidade máxima de 300 km/h, com uma velocidade média de cruzeiro de cerca de 240 km/h devido à parada intermediária na Estação Dongtan na parte sul do túnel. O projeto custou US$ 90 milhões e levou quatro anos para ser concluído.
3o. Túnel do Canal, França/Reino Unido: 50,5 km
O túnel do Canal da Mancha com 50,5 km de comprimento, conectando a França e o Reino Unido, é o túnel ferroviário submarino mais longo do mundo. Ele conecta Coquelles na França a Folkestone no Reino Unido. O túnel de tubo duplo de US$ 14,7 bilhões foi aberto para operações em 1994 após seis anos de trabalho de construção. Passagens transversais conectam os túneis principais ao túnel de serviço em intervalos de 375 m, e os túneis submarinos apresentam duas conexões cruzadas para permitir que os trens passem de uma via para outra. O Túnel do Canal compreende três seções; um segmento subterrâneo de 9,3 km no Reino Unido, um túnel submarino de 38 km e uma porção subterrânea de 3,2 km na França. Todas as três seções têm um diâmetro de 7,6 m, enquanto o túnel de serviço tem um diâmetro de 4,8 m.
2o. Túnel Seikan, Japão: 53,9 km
O túnel Seikan de 53,85 km é o túnel ferroviário mais longo e profundo da Ásia. Ele passa sob o Estreito de Tsugaru, conectando as ilhas japonesas de Hokkaido e Honshu. Construído 100 m abaixo do leito marinho e 240 m abaixo do nível do mar, foi inaugurado em 1988 e é usado por serviços Shinkansen de alta velocidade e trens regionais regulares. O túnel foi construído usando 168.000 toneladas de aço, 1,74 milhão de metros cúbicos de concreto e 2.860 toneladas de explosivos. Duas estações, Tappi Kaitei e Yoshioka Kaitei, estão localizadas dentro do túnel.
1o. Túnel de Base de São Gotardo, Suíça: 57,1 km
Inaugurado em 2016, o Túnel de Base de São Gotardo é um túnel ferroviário de 57 km que atravessa os Alpes Suíços. É o túnel ferroviário mais longo do mundo e a primeira rota plana de baixo nível pelos Alpes. O túnel permitiu maior capacidade através da barreira alpina, especialmente para frete no corredor Roterdã-Basileia-Gênova, permitindo uma mudança modal de caminhões para trens. O túnel também fornece uma conexão mais rápida entre o cantão de Ticino e o resto da Suíça, bem como entre o norte e o sul da Europa, reduzindo o tempo de viagem de Basileia/Zurique-Lugano-Milão em uma hora.
Atualizada em: 26/09/2024