As novas atrações e passeios diferentes na Riviera Maia, no México
Os turistas que escolherem a Riviera Maya como destino de férias terão mais uma opção para explorar e se imergir na cultura ancestral que, há milhares de anos, habitou as terras mexicanas. Trata-se de Ichkabal, uma cidade perdida maia que ainda maior do que Chichen Itzá, o complexo de ruínas maias mais conhecido do México, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1988 e uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo em 2007.

A pirâmide maia de Ichkabal – Divulgação
A zona arqueológica fica a 58 quilômetros a sudoeste do Pueblo Mágico de Bacalar, na península de Yucatán. Ichkabal, cujo nome significa “entre baixos” em maia, permaneceu oculta sob a densa vegetação da selva até ser descoberta em 1995. Seu centro é o templo de Kukulcán, uma de suas maiores pirâmides, famosa pelo jogo de luz e sombra que, em cada equinócio, ocorre sobre a escadaria da base piramidal conhecida como El Castillo.
Outra das excursões preferidas dos viajantes é nadar no Grande Cenote de Tulum. Do maia ‘ts’ono’ot’, que significa ‘buraco com água’, um cenote é justamente um poço profundo, alimentado pela infiltração da chuva e pelas correntes dos rios que nascem no coração da terra. O Grande Cenote de Tulum, que está na estrada que vai para as ruínas maias de Cobá, é um dos mais populares. Com uma profundidade de 10 metros, é um lugar ideal para os amantes do mergulho e da natação. Com sua forma circular, nadando em suas águas cristalinas é possível encontrar estalactites, estalagmites, além de peixes, tartarugas e outras formas de vida aquática.

AdobeStock, superbbs
Muitos também optam por passar o dia em Sian Ka’an (que se traduz como “origem do céu”), a maior reserva natural do Caribe mexicano, situada na Península de Yucatán. Cercada por centenas de metros de praia virgem e selva, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987, e é um dos lugares mais importantes do México para a conservação da biodiversidade.
Mas o México não possui apenas cenotes e reservas naturais, como também caletas, que são pequenas entradas de mar, menores do que uma baía. Uma das mais conhecidas é Yal-Kú, a apenas três quilômetros da praia de Akumal. Trata-se de um local relaxante para passar o dia tomando sol e praticando snorkel, seja em casal ou com a família. Com vistas impressionantes da lagoa Yal-Kú, o local oferece restaurantes e cabanas tropicais para descanso, com redes e cadeiras.
Na gastronomia, uma opção de passeio está nas degustações de tequila e nas aulas de culinária mexicana autêntica realizadas em um espaço exclusivo no UNICO 20° 87° Hotel Riviera Maya, um dos mais luxuosos hotéis all inclusive da região. Nele, os hóspedes podem desfrutar de quilômetros de praias de areia branca e de uma variedade de atividades para fazer na propriedade e nos arredores, como visitar a zona arqueológica de Tulum, nadar com golfinhos e navegar em catamarã até Isla Mujeres.
Atualizada em: 16/01/2025