Teatro Amazonas: “monumento mais bonito” do Brasil
O Teatro Amazonas, em Manaus, foi eleito o “monumento mais bonito” do Brasil pelo site português Angi. A pesquisa foi realizada em 132 países a partir de informações, opiniões e conteúdos relacionados ao turismo. No Brasil, o Teatro Amazonas bateu o recorde de mais vezes associado à palavra “bonito” nos comentários online do site de viagens TripAdvisor.
O teatro foi inaugurado em 1896, no Largo de São Sebastião, centro da capital amazonense, durante o auge do ciclo da borracha no Amazonas. A riqueza proporcionada pelo látex fez nascer uma poderosa elite local e o dinheiro necessário para erguer uma casa de ópera em grande estilo. O Teatro Amazonas tem estilo arquitetônico renascentista e seu projeto foi realizado pelo Instituto Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa. A maioria da mão de obra técnica para sua construção foi trazida da Europa.
Com capacidade para 700 pessoas, a sala de espetáculos está dividida em plateia e mais três níveis de camarotes. O seu interior abriga um salão com o teto côncavo que revelam quatro telas pintadas em Paris pela tradicional Casa Carpezot. Ao centro, há um magnífico lustre de bronze francês, que se soma às máscaras nas colunas da plateia, em homenagem a compositores e dramaturgos como Aristophanes, Molière, Rossini, Mozart e Verdi. Outro grande destaque do prédio é o teto feito por Domenico de Angelis, em 1899, chamado de “A glorificação das Bellas Artes da Amazônia”.
Já passaram pelo teatro artistas internacionais, entre eles, o tenor José Carreras, Roger Waters, as bandas Spice Girls e The White Stripes. Assim como os artistas brasileiros Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento, Ana Botafogo e Bibi Ferreira.
O Teatro Amazonas é o maior patrimônio cultural do Amazonas, administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), tem como finalidade a valorização e difusão de manifestações culturais e artísticas do Estado. O teatro conta com uma constante programação de espetáculos de dança e música, tendo como principal destaque para 2023 o Festival Amazonas de Ópera, que chega a sua 25ª edição com data a ser confirmada.
A melhor maneira de conhecer o Teatro Amazonas é assistir a uma apresentação. Mas também é possível conhecer o teatro e seus detalhes arquitetônicos em visitas guiadas, que podem ser realizadas de terça a sábado das 9h às 17h e domingo das 9h às 13h.
Atualizada em: 08/02/2023