Japão isenta visto para turistas brasileiros a partir de outubro – Voupranos

Japão isenta visto para turistas brasileiros a partir de outubro

O governo japonês decidiu implementar a isenção de visto para cidadãos brasileiros com passaporte comum que desejem ficar até 90 dias consecutivos no país. A medida, que começará a valer a partir de 30 de setembro de 2023, foi anunciada pelo Primeiro Ministro Japonês Fumio Kishida durante uma conversa com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cúpula do G7, na cidade de Hiroshima.

Adobe Stock: Kyoto, Japão – anekoho

Em reciprocidade, o governo brasileiro também oferecerá isenção de visto para cidadãos japoneses que venham ao Brasil a partir da mesma data. Comemorando os 115 anos de imigração japonesa no Brasil, essa medida fortalecerá os laços entre os dois países, tanto humanos, como culturais e comerciais, além de estimular o turismo em ambas as direções.

O entusiasmo da JNTO (Organização Nacional do Turismo do Japão) pelo mercado brasileiro é compartilhado por Michiaki Yamada, Diretor Executivo da organização em Nova York. Segundo ele, “temos notado um crescente interesse dos brasileiros em visitar ou revisitar o Japão, o que nos deixa muito felizes. Agora, com a facilidade proporcionada pela isenção de visto, queremos mostrar todos os encantos do Japão, em especial as atrações menos conhecidas, mas igualmente fascinantes”.

Adobe Stock: Monte Fuji, Japão – Nicholashan

Quem pretende conhecer mais sobre o Japão e deseja dicas de viagem para conhecer o país pode consultar a JNTO (Organização Nacional de Turismo Japonês), que conta com um serviço de informações turísticas localizado na Japan House São Paulo, na Avenida Paulista. Com uma equipe especializada, o turista brasileiro tem acesso a informações sobre como e quando viajar para o Japão, onde se hospedar, o que comer e visitar, entre outras dicas.

Adobe Stock: Templo Fushimi Inari, Kyoto – SeanPavonePhoto

Com base nas percepções sobre o atendimento ao público e nas análises de estatísticas oficiais sobre o turismo no Japão, a preferência dos brasileiros recaem em destinos como Tóquio, Osaka e Quioto. O governo japonês, porém, tem a estratégia de incentivar os turistas a explorarem locais mais afastados dos grandes centros já que o país oferece uma infinidade de lugares encantadores seja para quem busca natureza, arte ou cultura tradicional.

Veja abaixo, algumas sugestões da JTNO para viajantes brasileiros que queiram conhecer destinos fora do óbvio no Japão.

– Shirakawa-go: Localizada na região montanhosa de Gifu, Shirakawa-go é uma vila pitoresca e encantadora. O destaque desse lugar é a arquitetura das casas, que possuem telhados de palha em formato de mãos em oração. Além disso, a vila é cercada por montanhas e rios, proporcionando paisagens deslumbrantes. Durante o inverno, o local fica ainda mais mágico, com as casas cobertas de neve. É um destino perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

– Naoshima: Essa pequena ilha no Mar Interior do Japão abriga uma série de museus e instalações de arte moderna. O Museu de Arte de Chichu, projetado pelo renomado arquiteto Tadao Ando, é um dos destaques do local. Além disso, as ruas de Naoshima são decoradas com esculturas e obras de arte ao ar livre, transformando a ilha em um verdadeiro museu a céu aberto.

– Yakushima: Essa ilha subtropical é conhecida por suas florestas exuberantes e suas árvores milenares, algumas com mais de 7.000 anos de idade. O destaque de Yakushima é a Floresta de Shiratani Unsuikyo, que serviu de inspiração para o filme “A Princesa Mononoke”, do famoso diretor de animação Hayao Miyazaki. Além disso, a ilha oferece trilhas incríveis, cachoeiras e praias de areia branca, perfeitas para os aventureiros e amantes da natureza.

– Kanazawa: Localizada na costa oeste do Japão, Kanazawa é uma cidade histórica e cheia de charme. O destaque desse destino é o Kenrokuen, um dos três jardins mais bonitos do país. Com lagos, pontes, cascatas e uma variedade de flores e árvores, o jardim é um verdadeiro oásis de paz e tranquilidade. Além disso, Kanazawa também abriga o bairro de Higashi Chaya, onde é possível vivenciar a cultura tradicional japonesa em casas de chá e lojas de artesanato.

– Amanohashidate: Considerada uma das três paisagens mais famosas do Japão, Amanohashidate é uma faixa de areia litorânea que se estende por cerca de 3,6 km. O local oferece uma vista deslumbrante do mar e é conhecido como “a ponte para o céu”. É possível atravessar a praia a pé ou de bicicleta, desfrutando de um passeio tranquilo e contemplativo. Além disso, Amanohashidate também possui um teleférico que leva os visitantes até o topo de uma montanha, proporcionando uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

Publicado em: 14/08/2023
Atualizada em: 14/08/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Japão