Europa – Voupranos

Os lugares mais limpos para nadar na Europa

A grande maioria das áreas de banho na Europa cumpriu os rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pela União Europeia, sendo classificadas como “excelentes”, conforme a mais recente avaliação anual de águas balneares realizada pela Agência Europeia do Meio Ambiente (AEA). Isso representa 85% das populares áreas de banho europeias. Além disso, 96% de todas as águas balneares que os turistas frequentam atenderam aos padrões mínimos de qualidade, com apenas 1,5% classificadas como “ruins”. Nos testes, o foco principal é a segurança dos banhistas, monitorando a presença de bactérias que podem causar doenças graves, em vez de avaliar a qualidade geral da água.

Adobe Stock: Dubrovnik, Croácia. Linda e romântica cidade velha de Dubrovnik – Rudi1976

Para natação no mar, a Croácia foi considerado com o mar mais limpo e ficou em primeiro lugar nos testes, seguida por Chipre, Grécia e Eslovênia. Bélgica e Bulgária empataram em quinto lugar. Para rios e lagos, Bulgária, Grécia, Irlanda e Romênia estão todas empatadas em primeiro lugar, com Áustria e Finlândia não muito atrás. Para as águas mais cristalinas no geral, Chipre levou o ouro, seguido pela Áustria em segundo lugar e Croácia em terceiro.

Adobe Stock: Cidade velha de Dubrovnik com muralhas no Mar Adriático, no sul da Croácia, Europa – Viliam

De maneira geral, as águas costeiras apresentam uma qualidade superior às águas interiores. Em 2023, 89% das áreas costeiras foram classificadas como de excelente qualidade, em comparação com pouco menos de 79% das áreas de banho interiores.

Adobe Stock: Corfu, Grécia – Milosducati

A avaliação apresentada baseia-se no monitoramento de 22.081 locais de banho em toda a Europa, relatados à AEA para a temporada de 2023. Isso inclui locais em todos os Estados-Membros da União Européia, além de Albânia e Suíça. Os dados utilizados abrangem as temporadas de banho de 2020 a 2023, relatados pelos Estados-Membros. Embora a maioria das águas balneares da Europa esteja em excelentes condições bacteriológicas, a poluição das águas superficiais e subterrâneas permanece significativa e pode ser agravada pelas mudanças climáticas.

A qualidade da água do Sena em Paris entrou em destaque depois que a cidade gastou US$ 1,5 bilhão limpando o rio para as Olimpíadas. Mas as críticas dos atletas durante os jogos sobre a qualidade da água do rio na capital francesa ainda faz muita gente torcer o nariz antes de arriscar um mergulho.

Publicado em: 20/08/2024
Atualizada em: 20/08/2024