Estados Unidos – Voupranos

Sete passeios com acessibilidade em Nova York

Com o objetivo de transformar Nova York em um destino acessível, acolhedor e funcional para todos os visitantes, a NYC Tourism trabalha para melhorar a acessibilidade das ruas e do transporte público, além de expandir continuamente os serviços disponíveis para pessoas com mobilidade reduzida, dentro do espectro autista ou com outras condições neurodivergentes, bem como para aqueles com deficiência visual ou auditiva. Para auxiliar turistas com deficiência na escolha de seus passeios, a NYC Tourism apresentou uma lista de 7 atrações e atividades em Manhattan que possuem áreas adaptadas e oferecem programas culturais e dispositivos específicos, garantindo que todos possam aproveitar a diversidade cultural e de lazer que a cidade oferece.

NYC Tourism – Divulgação

One World Observatory – O imponente edifício, o mais alto do hemisfério ocidental, abriga um observatório nos andares 100 a 102, oferecendo vistas espetaculares, incluindo a Ponte do Brooklyn e a Estátua da Liberdade. Com exposições interativas de alta tecnologia e guias especializados, os visitantes recebem informações detalhadas sobre os marcos visíveis. O observatório, assim como o restaurante, cafeteria, loja, banheiros e local de eventos, é totalmente acessível, seguindo as normas da ADA (Americans with Disabilities Act). A equipe da atração está disponível para ajudar com o acesso a todas as áreas (exceto no manuseio de dispositivos de assistência). Aqueles que precisarem de assistência ou tiverem dúvidas devem procurar o Visitor Services Office, localizado antes do controle de segurança. Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 9h às 21h (os horários mudam ao longo do ano).

NYC Tourism – Divulgação

Intrepid Museum – O Intrepid Museum é uma organização privada e sem fins lucrativos, fundada em 1982 com a aquisição do histórico porta-aviões Intrepid, que serviu na Segunda Guerra Mundial e é hoje um marco nacional, sendo a peça central de sua coleção. O museu também abriga outras atrações notáveis, como o Enterprise, o primeiro ônibus espacial do mundo, e o Growler, o único submarino com armas nucleares aberto ao público. A experiência no museu inclui uma impressionante coleção de aeronaves militares, incluindo jatos de combate, um avião espião supersônico e o Concorde, o avião comercial mais rápido do mundo, todos exibidos dentro e ao redor do lendário porta-aviões Intrepid. O museu é acessível para visitantes com deficiência e permite a entrada de animais de serviço.

Ele oferece programas regulares dedicados a pessoas com deficiência e suas famílias, incluindo horários especiais para crianças e jovens de 3 a 18 anos com autismo, que podem explorar o museu antes da abertura ao público, recebendo uma bolsa sensorial e participando de atividades temáticas em um ambiente tranquilo. Além disso, o complexo organiza o All Access Maker Camp, um acampamento destinado a crianças e adolescentes de 8 a 14 anos com questões de desenvolvimento, incluindo autismo. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 17h (última entrada às 16h); sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada às 17h).

NYC Tourism – Divulgação

Westfield World Trade Center – Este shopping center subterrâneo está situado dentro do Oculus, uma estrutura icônica projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que lembra uma pomba em pleno voo. O complexo de compras, distribuído em vários níveis, oferece uma variedade de mais de 100 estabelecimentos, incluindo joalherias, lojas de grife, tecnologia de ponta, além de restaurantes que vão do casual ao sofisticado. Todos os níveis do Oculus são acessíveis por elevadores e adaptados para cadeirantes. A movimentação entre os diferentes andares pode requerer a troca de elevador, os quais, conforme as normas da ADA, estão equipados com números e sinalização em braile. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábado, das 10h às 20h; domingo, das 11h às 19h.

NYC Tourism – Divulgação

New-York Historical Society – Os 11 fundadores da New-York Historical Society viveram os anos conturbados da Revolução Americana e da ocupação britânica em Nova York. Eles acreditavam que era fundamental para os nova-iorquinos preservar as evidências desse período histórico. Seguindo essa tradição, a New-York Historical Society evoluiu, oferecendo aos visitantes uma ampla coleção de arte, objetos, artefatos e documentos, além de programas contínuos de coleta que destacam o papel central da história na compreensão da Nova York contemporânea. As galerias do complexo, incluindo o DiMenna Children’s History Museum, são acessíveis para carrinhos de bebê. Há banheiros em todos os andares, com três opções de gênero neutro no primeiro piso, todos adaptados para cadeirantes. A maioria dos áudios e vídeos das exposições, incluindo todas as mídias do DiMenna Children’s History Museum, são compatíveis com aparelhos auditivos equipados com bobina t, e audioguias para esse sistema estão disponíveis gratuitamente.

Fones de ouvido e alças para os audioguias também são fornecidos (informações no balcão de entrada). O Auditório Robert H. Smith possui um sistema de audição assistida por infravermelho, com opção de bobina t e alças para audioguias (solicite à equipe na entrada do auditório). Todos os filmes exibidos pelo museu são legendados. Intérpretes de linguagem americana de sinais (ASL) podem ser agendados por e-mail para acompanhar passeios em grupo organizados por professores ou educadores. Folhetos das exposições estão disponíveis em letras grandes e podem ser retirados no balcão de admissões, próximo à entrada das exposições. Horário de funcionamento: de terça a quinta-feira, das 11h às 17h; sexta-feira, das 11h às 20h; sábado e domingo, das 11h às 17h. Fechado às segundas-feiras.

 

Lincoln Center – O Lincoln Center é a mais renomada instituição de artes cênicas de Nova York. Localizado no Upper West Side, o extenso complexo abriga 11 organizações dedicadas à música, dança, cinema e teatro, que juntas promovem milhares de apresentações, shows e eventos anualmente para mais de 5 milhões de espectadores. Entre os destaques estão os prestigiados programas da Metropolitan Opera, New York City Ballet e New York Philharmonic. Para acessar o Josie Robertson Plaza, os visitantes podem utilizar a rampa ao lado da escadaria principal na Columbus Avenue ou o elevador próximo ao Lincoln Center Theater, na 65th Street, entre as avenidas Columbus e Amsterdam. Todas as apresentações contam com áreas acessíveis para cadeirantes, e há a opção de solicitar o empréstimo de cadeiras de rodas. O Lincoln Center também oferece uma série de programas de acessibilidade.

As Relaxed Performances adaptam o ambiente e os estímulos sensoriais para pessoas com autismo, distúrbios sensoriais, dificuldades de comunicação ou de aprendizagem, assim como para famílias com crianças ou qualquer pessoa que sinta que as apresentações tradicionais não atendem às suas necessidades. O programa Passport to the Arts oferece uma introdução acessível e gratuita às artes cênicas para crianças, adolescentes e adultos com deficiência e suas famílias. Além disso, o Lincoln Center Moments é um programa gratuito criado especialmente para pessoas com demência e seus cuidadores. Horário de funcionamento: a bilheteria do David Geffen Hall funciona de segunda a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, do meio-dia às 18h, e permanece aberta 30 minutos após o início de qualquer apresentação.

NYC Tourism – Divulgação

Shows da Broadway – O Theater Access NYC é um site criado para ajudar pessoas que desejam assistir aos incríveis espetáculos da Broadway, adaptados às suas necessidades específicas. Lançado em 2017 pelo Theatre Development Fund e pela The Broadway League, o site reúne informações essenciais, como a disponibilidade de audiodescrição ao vivo e pré-gravada, legendas abertas e portáteis, interpretação em linguagem de sinais, dispositivos de escuta assistida, apresentações adaptadas para pessoas no espectro autista, além de detalhes sobre assentos para cadeiras de rodas e rotas de viagem acessíveis.

NYC Tourism – Divulgação

Central Park – O Central Park foi o primeiro parque público ajardinado dos Estados Unidos, e é um destino quase obrigatório para quem visita Nova York, especialmente no verão. O ar fresco, os belos espaços ao ar livre e a vasta oferta de atividades tornam o parque irresistível para todos. O Central Park Conservancy, a organização privada responsável pela administração do parque, trabalha para criar trilhas que atendam às diretrizes de acessibilidade do U.S. Access Board. Essas trilhas são projetadas com superfícies estáveis, largura adequada, inclinações controladas, espaços de passagem e pontos de descanso. Áreas com trilhas acessíveis são sinalizadas com o símbolo correspondente, e novas trilhas estão sendo constantemente adicionadas para aumentar a acessibilidade.

NYC Tourism – Divulgação

Publicado em: 13/08/2024
Atualizada em: 13/08/2024