Brasil – Voupranos

Santuário do Caraça, em Minas Gerais, completa 30 anos

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Santuário do Caraça completa 30 anos. Criada em março de 1994 pelo IBAMA, essa Unidade de Conservação se transformou em um dos principais destinos de ecoturismo de Minas Gerais, além de servir como um importante campo de estudo para pesquisadores.

Santuário do Caraça – Divulgação

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual e foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.

Santuário do Caraça – Divulgação

O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.

Santuário do Caraça – Divulgação

Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial.

Santuário do Caraça – Divulgação

Ao longo dos anos, o Caraça se tornou uma sala de aula a céu aberto, contribuindo para o desenvolvimento de profissionais e a capacitação de novos pesquisadores em diversas áreas, como Ciências Biológicas, geologia e geografia. Apesar dos desafios enfrentados, como a necessidade de dialogar com as comunidades locais e proteger o espaço geográfico, o Santuário do Caraça segue empenhado na preservação do seu patrimônio. A colaboração entre o poder público e a comunidade é essencial para garantir a proteção e o desenvolvimento sustentável da região.

Santuário do Caraça

Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais)

Publicado em: 22/03/2024
Atualizada em: 22/03/2024