ONU divulga lista dos destinos mais “felizes” do mundo
Relatório divulgado pela ONU divulgou, no início de abril, a lista dos destinos e países mais felizes do mundo em 2023. Pelo sexto ano consecutivo, a Finlândia é o país ficou em primeiro lugar, de acordo com as classificações do World Happiness Report. O Brasil ficou o 49o. A pesquisa baseia-se em dados coletados de pessoas em mais de 150 países e classifica o sentimento de felicidade de cada nação com base em avaliações médias de vida nos três anos anteriores, neste caso, de 2020 a 2022.
O país nórdico e seus vizinhos Dinamarca, Islândia, Suécia e Noruega pontuam muito bem nos quesitos mais determinantes para a pesquisa, como a expectativa de vida saudável, PIB per capita, baixa corrupção, generosidade em uma comunidade onde as pessoas cuidam uns aos outros e liberdade para tomar decisões importantes na vida. “O objetivo de toda instituição deve ser contribuir com o que puder para o bem-estar humano”, diz o relatório, que inclui também a prestação de contas para as gerações futuras e a preservação dos direitos humanos básicos.
Israel subiu para o 4º lugar este ano, de seu 9º lugar no ranking do ano passado. Holanda (nº 5), Suíça (nº 8), Luxemburgo (nº 9) e Nova Zelândia (nº 10) completam o top 10. Austrália (nº 12), Canadá (nº 13), Irlanda (nº 14), Estados Unidos (nº 15) e Reino Unido (nº 19) chegaram ao top 20.
O novo participante do grupo de elite da felicidade mundial este ano é a Lituânia. A nação báltica tem subido continuamente nos últimos seis anos, do 52º lugar em 2017 para o 20º na lista mais recente. E os outros países bálticos, Estônia (nº 31) e Letônia (nº 41), também subiram na classificação.
A França caiu do top 20 para o 21º lugar no relatório atual. No final da lista está o Afeganistão, no 137º lugar. O Líbano está uma posição acima, no 136º. O Brasil teve uma piora no desempenho e caiu 11 posições esse ano, foi do 38o. para o 49o. A invasão da Ucrânia pela Rússia também provocou a queda do índice de felicidade em ambos os países. No ranking, a Rússia está em 70º lugar e a Ucrânia em 92º.
Um dado que chamou a atenção dos pesquisadores em 2023 foi o quesito “benevolência para com os outros”, que ficou cerca de 25% maior do que no período pré-pandemia.
Veja abaixo a lista dos 20 países mais felizes do mundo em 2023.
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Israel
- Holanda
- Suécia
- Noruega
- Suíça
- Luxemburgo
- Nova Zelândia
- Áustria
- Austrália
- Canadá
- Irlanda
- Estados Unidos
- Alemanha
- Bélgica
- República Tcheca
- Reino Unido
- Lituânia
Atualizada em: 11/04/2023