Madeira é escolhida como a melhor ilha do mundo – Voupranos

Madeira é escolhida como a melhor ilha do mundo

A Ilha da Madeira venceu, pela oitava vez consecutiva, o prêmio de “Melhor Destino Insular do Mundo” pelo World Travel Awards, uma espécie de Oscar do turismo internacional. A ilha portuguesa concorreu com outros 22 destinos, entre eles, Bali (Indonésia), Havaí (Estados Unidos), Jamaica, Maldivas, Seychelles e Sicília (Itália).

A escolha da Ilha Madeira em primeiro lugar, o que acontece desde 2015, é justificada por um conjunto de fatores, que une beleza natural, cidades históricas, boa estrutura hoteleira, gastronomia excepcional e muitas opções de passeios. De acordo com o Secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, o prêmio da World Travel Awards é um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos os profissionais do setor de turismo madeirense. O ‘World Travel Awards’ foi criado para reconhecer anualmente os destinos com excelência na qualidade do turismo e hospitalidade.

Vista do Funchal – Turismo da Madeira – crédito Andre Carvalho

Beleza naturais que encantam todos os visitantes

A Ilha da Madeira, que fica na costa africana, a 1.000 km de Lisboa, é famosa por suas belezas naturais, com praias marcadas por dramáticos penhascos rochosos. Estradas asfaltadas contornam a ilha e favorecem os passeios para todos os pontos da costa. Já o interior da ilha é bastante montanhoso e recoberto por densas florestas. O Pico Ruivo, o maior da ilha tem 1.861 metros. Em suas encostas é possível fazer diversos circuitos de trekking e mountain bike. Há muitos caminhos para caminhadas que acompanham as chamadas “levadas”, antigos cursos d’água construídos para captar água das montanhas, e que conduzem a belas cachoeiras.

Porto Santo – crédito Andre Carvalho – Turismo da Madeira

Além das belezas naturais, o destino guarda um rico patrimônio cultural e histórico de mais de seis séculos. A região foi descoberta pelos portugueses no século 15, legado que ficou registrado em diversos pontos como monumentos, fortes, igrejas e museus. A capital, Funchal, é o epicentro da riqueza histórica da Madeira, com ruas de pedras e casas de arquitetura típica portuguesa. No coração do centro histórico fica a Capela do Corpo Santo. Destaque também para o Museu das Cruzes e o Museu de Arte Sacra; a Fortaleza de S. Tiago e o Forte de São João Baptista.

Levadas – Ilha da Madeira – crédito Andre Carvalho – Turismo da Madeira

Navios, vinhos, Cristóvão Colombo e muito mais

Outro passeio clássico em Funchal é conhecer os armazéns do tradicional vinho madeira vinho fortificado e licoroso, produzida com uvas cultivadas em socalcos das montanhas. É reconhecido por sua qualidade e ganhou selo de denominação de origem (Região Demarcada da Madeira).

Jardim Botânico – Ilha da Madeira – crédito Andre Carvalho – Turismo da Madeira

A cidade, que é um reconhecido ponto de parada para os navios que fazem cruzeiros pela Europa, também reúne um conjunto de hoteis de alto nível, como os luxuosos Reid’s Palace (da rede Belmond) e o Savoy Palace, além de grandes resorts all inclusive, como o Enotel Lido.

Natureza – Ilha da Madeira – crédito Andre Carvalho – Turismo da Madeira

Já na ilha de Porto Santo, que faz parte do arquipélago da Madeira, é possível visitar a antiga residência do explorador Cristóvão Colombo, que chegou a essas ilhas portuguesas devido aos negócios de açúcar que conduzia no século 15. O local foi transformado em um museu que recria com detalhes a casa onde o descobridor viveu, contendo retratos, mapas e outros itens antigos da época das navegações.

Publicado em: 21/11/2022
Atualizada em: 27/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Europa