Europa vai cobrar taxa para entrada de turistas em 2024
A partir de 2024, quem quiser viajar para algum dos 26 países da Europa vai precisar pagar uma taxa no valor de 7 euros. A nova tarifa faz parte do programa ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, na sigla em inglês) que será implementado e exige um pré-cadastro online para os visitantes.
O ETIAS foi anunciado em maio de 2023 e estava previsto para iniciar no segundo semestre do ano, mas devido a atrasos, vai ser implementado somente em 2024. A medida aplica-se aos cidadãos de cerca de 60 países fora da União Europeia, que são isentos da necessidade de visto, como o Brasil. Quem possui passaporte da União Europeia está isento da taxa, não importa sua nacionalidade. A ideia do ETIAS é garantir maior segurança para o fluxo de pessoas no continente, inserindo uma nova camada de proteção contra crimes, terrorismo e imigração irregular.
Antes de viajar, os turistas com idade entre 18 e 70 anos terão que solicitar a autorização ETIAS para entrada na União Europeia. O processo é totalmente online. A autorização, mediante o pagamento da taxa de 7 euros, vale por três anos ou até o vencimento do passaporte, podendo ser usado para viagens curtas de, no máximo, 90 dias. A permissão vale para quem entra no bloco com fins comerciais, turísticos, médicos ou de trânsito. Aqueles que desejam trabalhar ou estudar deverão emitir o visto apropriado. A União Europeia promete processar a maioria das solicitações em questão de minutos e, no máximo, em 96 horas. De qualquer forma, pode ser recomendável obter o ETIAS antes de fazer qualquer reserva de voo ou hospedagem.
A nova taxa, porém, não será a única que o viajante internacional precisa pagar em uma viagem aos países da União Europeia. A maioria das cidades do continente já cobra impostos de turismo de viajantes que pernoitam através de cobrança inclusa nas diárias dos hotéis, cujo valor seria destinado aos serviços públicos afetados pela atividade turística, como a coleta de lixo e o transporte público. O valor da tarifa de pernoite depende do preço da diária do hotel, ou seja, quanto melhor a categoria da hospedagem mais caro o viajante irá pagar.
Em Amsterdã, por exemplo, uma das cidades mais caras da Europa, a taxa de turismo para pernoite chega a 7% do valor da diária do hotel. O mesmo vale para os viajantes de cruzeiros, que também pagam, embutido no preço do pacote, por taxas de entrada nas cidades. Em Barcelona, o imposto cobrado dos cruzeiristas chega a 4,75 euros.
Atualizada em: 30/08/2023