Phoenix, Scottsdale e Rota 66 garantem aventura no Arizona
O Arizona guarda algumas das paisagens mais marcantes dos Estados Unidos, que podem ser exploradas, a partir de Phoenix, a capital, em excelentes road trips. Viajando pelas estradas do estado, é comum encontrar muitas atrações frequentadas por grupos de motociclistas pilotando Harley Davidsons e outras motocicletas estradeiras do gênero.
De cabelos compridos e vestidos com calça jeans e botas, esses “pilotos” encarnam hoje o espírito dos velhos aventureiros dos anos hippies, que, nas décadas de 1960 e 1970, percorriam o Arizona em busca da liberdade e da emoção de viajar pela região símbolo das road trips que desbravam o mítico oeste americano.
Foi graças à geração flower power – e à mítica Rota 66 – que o Arizona ganhou essa vocação para viagens “pé na estrada”. Um dom que se estabeleceu de vez com a ajuda do cinema, que aproveitou as paisagens desérticas como cenário de clássicos road movies.
É o caso de Easy Rider (Sem Destino, em português), de 1969, no qual Dennis Hopper e Terry Southern interpretam dois motociclistas doidões viajando pelo país. Ou, então, de Paris, Texas (1984), de Win Wenders, que teve as cenas gravadas no Arizona.
Os turistas de hoje vão para lá em busca das mesmas paisagens dos filmes acabam se surpreendendo com cidades muito bem estruturadas, como Phoenix e a sofisticada Scottsdale, que fica nos arredores. Isso tudo, é claro, antes de cair na estrada em meio a um dos trechos mais fascinantes da mítica Rota 66.
Phoenix
A entrada para o fantástico mundo do Arizona é Phoenix, capital do estado e sexta maior metrópole dos EUA. Dela, parte a rodovia Interstate 17, espinha dorsal do estado, formada quase que totalmente por uma imensa reta que corta um deserto que parece não ter fim.
Grandes cactos surgem aos montes às margens do caminho, e é engraçado vê-los, com seu formato parecido ao de uma pessoa com os braços erguidos. Parecem acenar aos viajantes, dando boas-vindas e apontando o caminho.
O melhor de tudo é que, apesar de o Arizona se espalhar por uma área grande, equivalente a do Estado de São Paulo, as principais atrações daquele pedaço estão estrategicamente próximas umas das outras, no centro e no norte de seu território. Assim, é bem possível, com um carro ou motorhome alugado, pular de lugar em lugar num par de horas, sem gastar muito tempo com os deslocamentos.
Há muitos museus na região, com destaque para o Heard Museum, com mais de 40 mil obras de arte indígena, o Phoenix Children’s Museum, que aposta em atividades interativas e é perfeito para quem viaja com crianças, e o Arizona Museum of Natural History, mais um programa bacana para fazer com pequenos.
Fora isso, explore a noite local e as opções de compras. Não faltam shoppings, restaurantes e bares para se divertir em Phoenix.
Scottsdale
O Arizona também atrai viajantes em busca de luxo, sobretudo na região de Scottsdale, vizinha de Phoenix. Fincada em pleno Deserto de Sonora, a cidade ficou conhecida por suas mansões de quarteirões inteiros – o ex-pugilista Myke Tyson, a atriz Emma Stone, o roqueiro Alice Cooper e o ex-jogador de basquete Charles Barkley têm ou já tiveram casas por lá – e por abrigar um sem-fim de resorts.
São cerca de 70 deles, com campos de golfe e spas de altíssimo nível. Entre esses megarresorts, o Phoenician é um dos mais luxuosos. Há ainda hotéis de grifes como Hyatt Regency, Four Seasons e Fairmont.
Com essa vibe dourada, Scottsdale é um dos destinos prediletos dos americanos endinheirados que querem fugir do calor, já que no Arizona há sol o ano todo. É tão quente por lá que o primeiro protótipo de ar-condicionado foi feito no estado, em 1908.
Para conhecer a cidade, a dica é embarcar em food tours, passeios que unem uma caminhada pelo centro histórico a inusitados almoços nos melhores restaurantes do pedaço. É quase certo que você provará pratos com influência mexicana. Afinal, boa parte do Arizona já foi parte do México até 1848, quando o território foi integrado aos States. Assim, tortillas, nachos e burritos fazem parte dos cardápios locais.
Essa será também a melhor oportunidade de fazer compras. Scottsdale tem shoppings bacanas, como o Fashion Square, e lojas de eletrônicos, incluindo a Best Buy. Comprar, porém, é apenas a cereja do bolo de uma viagem de carro pelo Arizona. O grande barato por lá é rodar pela Rota 66.
Rota 66
O Arizona guarda um dos trechos mais bem preservados da famosa Rota 66, cultuada pelos “estradeiros” de corpo e alma e que virou tema de livro, filmes e séries de TV. Construída na década de 1930, a estrada atravessava o país de leste a oeste, de Chicago a Los Angeles, e foi uma das primeiras rodovias pavimentadas do país.
No passado, o desejo de atravessá-la virou uma obsessão de quase todo jovem americano. A estrada, porém, quase desapareceu, substituídas por modernas highways de oito pistas. Poucos trechos originais ainda resistem – e no Arizona está o maior deles, onde está plantada a cidade de Williams, que cultiva o estilo retrô nas casas, postos de gasolina e centenas de lojinhas de suvenires.
Não dá outra: multidões ávidas por respirar um pouco do clima dos anos de 1960 passam por lá todos os anos.
Atualizada em: 16/06/2023