NASA, shoppings e muita diversão o esperam em Houston, no Texas
Em 20 de julho de 1969, mais de 500 milhões de pessoas – até então a maior audiência da história – assistiam pela TV, ao vivo e sem cores, uma das maiores atrações da história: aos berros, feito criança, Neil Armstrong tornava-se o primeiro homem a pisar na lua. Em uma acanhada sala de Houston, repleta de aparelhos e televisores, o êxtase era ainda maior. Ali, no Centro de Controle da NASA (Agência Espacial Norte-Americana), estavam as maiores cabeças responsáveis pela missão Apollo, que enfim conquistava o seu principal objetivo e alçava os Estados Unidos, com o perdão do trocadilho, a outros voos.
Mais de 50 anos depois, o local histórico está aberto para visita no Space Center Houston, que conta ainda com uma série de outras atrações especiais. O complexo educativo não pertence à NASA, mas é vizinho da agência espacial e funciona como porta de acesso ao Johnson Space Center’s Visitor Center, onde fica o tal Centro de Controle.
A famosa sala, que recebeu também a transmissão da última mensagem vinda da lua, enviada durante a expedição Apollo 17, em dezembro de 1972 – bem como a célebre citação “Houston, we have a problem” (Houston, temos um problema) do astronauta John Swigert e
De Houston para Marte
Se a chegada à lua é um passado a ser comemorado, o atual desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e a futura conquista de Marte também são temas salientados no Space Center Houston.
A missão que pretende levar o homem ao Planeta Vermelho em 2030 ocupa uma área especial, onde dá até para tocar em uma pequena pedra marciana, bem como conferir quadros ilustrados com detalhes curiosos a respeito da temperatura e de outras condições do planeta. Isso sem contar os dados sobre a possibilidade (real) de colonização de Marte.
Entre veículos e cápsulas espaciais, é possível conhecer também uma área chamada Independence Plaza, onde está um dos aviões Boeing 747 que, durante 42 anos, foi usado 223 vezes para transportar naves. Uma réplica em tamanho natural de um ônibus espacial repousa sobre ele, justamente para indicar como a operação funcionava.
Dá para entrar em ambas as aeronaves e também passar pelo corredor conhecido como White Room, igualzinho ao que os astronautas atravessam antes de seguir viagem para fora da Terra.
Em alguns horários ao longo do dia, um trenzinho parte do Space Center Houston rumo ao Johnson Space Center’s Visitor Center, na NASA propriamente dita. Para embarcar, não é preciso pagar nada além da entrada regular do complexo.
O tour dura cerca de uma hora e meia e inclui três paradas: no local de trabalho de cientistas e engenheiros, onde é possível ver robôs gigantes e uma série de experimentos; em um galpão onde está exposto o enorme foguete Saturn V, um dos mais poderosos já construídos; e, finalmente, no icônico Centro de Controle da missão Apollo, onde os visitantes sentam em um auditório enquanto escutam informações históricas, observam a sala e tentam imaginar a tensão que tomou conta daquele espaço (e do outro, lá em cima, fora da Terra) em outros tempos.
Compras
Antes que você diga “Houston, we have a problem: o que há mais para fazer por aqui?”, saiba que existem, sim, diversas outras experiências interessantes para curtir na maior cidade do Texas (e quarta maior dos Estados Unidos, atrás apenas de Nova York, Los Angeles e Chicago). Uma delas, inclusive, faz qualquer brasileiro comemorar: compras.
O shopping mais badalado do pedaço é o The Galleria, com lojas como Forever 21, Boss, Adidas, Gap, MAC, Lego, Gucci e Puma, entre outras. Uma área de luxo traz grifes sofisticadas, a exemplo de Prada, Louis Vuitton, Fabergé, Burberry, Fendi, Salvatore Ferragamo e Emenergildo Zegna.
Houston também tem uma filial do Premium Outlets, muito mais tranquila que os sempre lotados shoppings do gênero na Flórida.
Cultura
Como toda grande cidade americana, Houston também é chegada às artes. Há diversos bons museus concentrados em um raio de apenas 2,5 km, numa área conhecida como Museum District. O destaque é o Museu de Ciências Naturais, complexo que abriga seções como o Hall of Ancient Egypt – com sarcófagos e até uma múmia, chamada Ankh Hap – e um rico acervo com mais de 450 fósseis pré-históricos.
Esportes
Quem também manda bem na cidade são os esportes. Houston tem grandes equipes nas modalidades mais populares dos Estados Unidos, como futebol americano, basquete e beisebol. Quando acontece um jogo, o clima é de festa e todas as atenções parecem se voltar para o evento.
E é assim mesmo que ele deve ser chamado, já que, além da partida, quem vai a estádios como o NRG Arena assiste a shows, faz a festa com a torcida, canta e dança para aparecer no telão, come hot-dog e toma cerveja e refrigerante como se não houvesse amanhã. Há até churrasquinho na porta, para os mais animados.
O time de beisebol local, Houston Astros, conquistou grandes títulos recentemente. E os Rockets, a equipe de basquete, já marcou história na NBA.
Atualizada em: 16/06/2023