Museus para conhecer a obra de Fernando Botero – Voupranos

Museus para conhecer a obra de Fernando Botero

O artista Fernando Botero, ícone da arte colombiana, morreu nesta sexta-feira (15 de setembro) aos 91 anos. Reconhecido como pintor, escultor e cartunista, Botero faleceu em sua residência em Mônaco em decorrência de uma pneumonia. Botero ficou famoso por seu estilo único e inconfundível de arte, com obras que retratavam figuras robustas e exageradas, característica que deu origem ao “Boterismo”. Seus personagens, em sua maioria humanos ou animais, possuíam corpos volumosos e rostos que transbordavam expressividade.

Museo Botero – CC Wikicomns

Ao longo da carreira, Botero produziu uma vasta gama de obras, tanto em pintura como em escultura. Dentre suas principais obras, destacam-se “A Morte de Pablo Escobar” e “A Morte de Botero”, esta última sendo uma autorretrato simbólico que explorava a mortalidade humana. Em suas pinturas, Botero também retratava cenas do cotidiano, como “La Familia Presidencial” e “Banhistas”, retratando pessoas e situações comuns com seu toque característico. Suas esculturas também se tornaram icônicas, como “O Gato” e “A Mão”.

Muitas obras de Botero embelezam parques e praças, pois o artista acreditava que as exposições ao ar livre proporcionam uma conexão revolucionária entre a arte e o público. Essa ideia pioneira foi lançada em 1992 em Paris, com uma exposição na famosa Champs-Élysées, e desde então tem encantado o mundo, chegando ao majestoso canal de Veneza e às imponentes pirâmides do Egito.

Museo Botero – CC Wikicomns

Em entrevista à Folha de S. Paulo, em abril de 2002, Botero rejeitou a fama de “pintor das gordas”. “Os que não entendem nada dizem que Botero é o pintor das gordas. Isso não me incomoda. Mas, se as pessoas olhassem minha obra com atenção, veriam que a deformação volumétrica que faço em uma natureza-morta é a mesma que uso em pessoas ou paisagens. Faço uma exaltação do volume, não da gordura”, disse o artista.

Se você é um apreciador das obras de Botero, há diversos lugares ao redor do mundo onde é possível desfrutar de seu legado artístico. Na Colômbia, seu país natal, o Museu Botero, em Bogotá, abriga uma vasta coleção de suas pinturas e esculturas, proporcionando uma experiência singular para os visitantes interessados em sua arte. Entre as obras expostas no museu está a versão da “A Mona Lisa”, de rosto gordinho, bem ao estilo do artista.

Além disso, o Museu de Antioquia, também na Colômbia, possui uma ala dedicada inteiramente a Botero. Para aqueles que têm a oportunidade de viajar para o exterior, destinos como Nova Iorque, Paris e Barcelona também abrigam exposições e obras de Botero em seus museus.

O Brasil não fica de fora da presença das obras de Botero. O artista colombiano deixou sua marca por aqui. Uma das esculturas mais conhecidas é “Mulher Reclinada”, foi exposta em uma rua do Centro do Rio de Janeiro durante uma exposição ocorrida em 1998.

Com a morte de Fernando Botero, o mundo das artes sofre uma grande perda, porém seu legado continuará vivo para apreciação de gerações futuras. Seu estilo inconfundível ainda cativará admiradores e suas obras continuarão a ser celebradas em galerias e museus ao redor do mundo. A morte do artista marca o fim de uma era, porém suas contribuições para a arte contemporânea permanecerão como um testamento duradouro de seu talento e habilidade.

Publicado em: 15/09/2023
Atualizada em: 15/09/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Colombia