Os melhores pontos para ver o pôr do sol em Campos do Jordão – Voupranos

Os melhores pontos para ver o pôr do sol em Campos do Jordão

Chegou o outono, a mais bela estação do ano para contemplar a natureza e o pôr do sol. A estação é ainda mais especial em Campos do Jordão, já que a cidade na Serra da Mantiqueira é a mais alta do país e está cercada por paisagens exuberantes.

Campos do Jordão – Tales Azzi / Editora Europa

Entre os meses de abril e junho, os cenários das montanhas da região de Campos do Jordão ficam ainda mais bonitos com a luz do outono. Isso se dá por conta dos raios solares que, neste período, ficam mais afastados do Hemisfério Sul e interagem com outros elementos como gotículas de vapor de água, cristais de gelo e grãos de poeira, que acabam contribuindo para o característico tom alaranjado e cheio de contraste.

Campos do Jordão – Tales Azzi / Editora Europa

O clima ameno de Campos do Jordão a favorece ainda mais e a cidade vira um grande mirante para admirar a natureza ao oferecer diversos espaços perfeitos para quem deseja contemplar o pôr do sol na época mais romântica do ano.

Campos do Jordão – Tales Azzi / Editora Europa

Veja a seguir 5 locais incríveis na cidade mais alta do país para assistir este fenômeno natural de camarote:

1. Mirante Parque da Cerveja
Localizado dentro do Parque da Cerveja, o Mirante Mantiqueira está cercado por natureza e dá vista para o Vale do Lajeado. Para chegar ao mirante, o visitante passa por uma trilha curta onde os sons dos pássaros se fundem ao das águas da Cachoeira Gavião Gonzaga. O mirante foi erguido sobre uma rocha debruçada no penhasco de 140 metros de altura. Tem estrutura metálica com guarda-corpo de vidro. Lá, é possível admirar as paisagens da Serra da Mantiqueira com uma vista de 180º e quando o sol começa a se pôr, o espetáculo fica ainda mais fascinante.

2. Mirante Aventoriba
Em casal ou em família, o Mirante Aventoriba é um passeio que impressiona. A experiência começa com uma trilha leve que conduz até o mirante que dá vista para a Pedra do Baú. Ele tem o chão e o parapeito de vidro, o que dá um frio na barriga, e conta com uma grande moldura amarela, onde o pessoal senta para tirar fotos diante da indicação da altura: 1.757 metros acima do nível do mar. Lá, os visitantes são recepcionados com fogueira e um piquenique gourmet, composto por sanduíches especiais, frutas, iogurtes, sucos naturais e um delicioso vinho, sem contar com o tradicional marshmallow espetado. Ao final da experiência, os turistas são contemplados com um pôr do sol mágico e inesquecível.

Mirante Aventoriba – Divulgação

3. Pico do Imbiri
O Pico do Imbiri é um mirante que fica a 1.862 metros acima do nível do mar. Considerado uma das vistas mais bonitas de Campos do Jordão, o local não tem um acesso tão simples e o percurso final por estrada de terra costuma ser feito por moto, quadriciclo, bicicleta e carro 4X4. Há quem prefira fazer o circuito a pé, são 6 km desde o centro turístico da cidade, a Vila Capivari. É claro que o fim do trajeto faz cada dificuldade valer a pena, porque o cenário é deslumbrante e o pôr do sol é único.

4. Sítio Mata Comprida
O sítio Mata Comprida, a 10 km da Vila Capivari, possui uma área de mais de 27 hectares preservados no topo da Serra da Mantiqueira. O passeio na propriedade particular é uma verdadeira imersão na floresta, com trilhas guiadas, araucárias centenárias, cachoeiras de águas cristalinas, pinhos bravos e uma exuberante vista ao poente em um mirante a 1.600 metros acima do nivel do mar. O passeio ao pôr do sol inclui um piquenique no mirante.

5. Museu Felícia Leirner
O Museu Felícia Leirner, localizado em uma área de mata atlântica com 35 mil m², reúne um conjunto de 86 obras de bronze, cimento branco, granito e gesso da artista Felícia Leirner, que são distribuídas pelo espaço ao ar livre. Lá, também fica o exuberante Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno. O espetáculo do pôr do sol pode ser observado no mirante natural, com uma vista incrível para a Pedra do Baú.

Publicado em: 22/03/2023
Atualizada em: 24/04/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Campos do Jordão