Festival do Pinhão na Serra da Mantiqueira – Voupranos

Festival do Pinhão na Serra da Mantiqueira

Campos do Jordão e as cidades da Serra da Mantiqueira promovem, até o final de maio, o 3º Festival Gastronômico do Pinhão, no qual restaurantes preparam pratos inovadores a preços econômicos utilizando a semente de pinhão, um ingrediente típico dessa região no período do outono, cuja época de colheita vai de abril a junho. O festival é uma ótima opção para curtir o clima da Mantiqueira e ainda experimentar o melhor da gastronomia das montanhas.

Tainakan – Fetuccine de Pinhão – Divulgação

Especialmente para o festival, chefs de mais de 20 restaurantes badalados prepararam diversos pratos. Há cremes, trutas, cortes de carne premium, pato, massas recheadas, risotos, raclete e javali. Todos ganham molhos e acompanhamentos preparados com o pinhão. Ainda há cardápios que trazem opções de bolos e sobremesas usando a semente da araucária.

Bonanza Grill –Arroz de Pinhão – Divulgação

A Vinícola Santa Maria, por exemplo, traz, como prato principal, uma truta salmonada com crocante de ervas e limão siciliano, risoto de arroz piagüi e farofa de pinhão. O Tainá-Kan, criou o Fettuccine ao pesto com lascas de salmão, pinhões inteiros e azeitonas pretas chilenas, finalizado com parmesão, manjericão e aceto balsâmico reduzido. Já o Play Pub apresenta a truta grelhada com shitake e shimeji salteado na cerveja de pinhão e acompanhado de risoto de pinhão. Algumas receitas são bastante criativas, como a Mousse de Nutella com praliné de pinhão, e pipoca de arroz selvagem, uma criação do chef Bruno Darlan do Bar Esquina do Djalma.

Esquina do Djalma- Mousse de Nutella – Divulgação

O Festival do Pinhão da Mantiqueira é uma forma de valorizar a culinária regional. O ingrediente é muito abundante nas montanhas da serra graças aos extensos bosques de araucárias preservadas. Tombada e hoje protegida pelo perigo de extinção, a Araucária se desenvolve melhor acima dos 1.000 metros de altitude. Cada árvore produz de 60 a 80 kg de pinhão, o que gera um aumento de renda expressivo para os catadores, uma curiosa profissão sazonal desenvolvida nas cidades da região, visando o comércio para fornecimento principalmente aos restaurantes e venda direta ao turista, em mercados e barracas de rua.

Vinícola Villa Santa Maria – Truta Salmonada – Divulgação

O Festival é promovido pela Associação Cozinha da Mantiqueira, que reúne os principais estabelecimentos de comida e bebida da região de Campos do Jordão e cidades vizinhas, como Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. Recentemente, a Associação elegeu um novo presidente, Ricardo Elcheino, que é empresário na área de gastronomia, agronegócios, hotelaria e mercado imobiliário. Ele pretende integrar as boas ações voltadas para a cidade de Campos do Jordão e impulsionar ainda mais o setor de turismo, através de eventos gastronômicos de alta qualidade e criatividade. Pelas fotos e pratos apetitosos esse Festival já está cumprindo muito bem essa missão.

Villa Gourmet – Truta do Chef – Divulgação

 

Publicado em: 24/04/2023
Atualizada em: 26/04/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Campos do Jordão