Enoturismo ganha mais força e opções no Brasil
Passeios à vinícolas com degustação de vinhos estão cada vez mais na moda. A região de Campos do Jordão (SP) agora oferece uma excelente opção de passeio para os amantes do enoturismo: a Vinícola Villa Santa Maria, que produz vinho de alta qualidade e está aberta para visitas, degustações e almoços harmonizados. Localizada em São Bento do Sapucaí (SP), a cerca de meia hora de carro do centro de Campos do Jordão (SP), a vinícola ocupa uma área de 90 hectares no lado paulista da Serra da Mantiqueira e oferece um complexo com cave, restaurantes, loja, trilhas, cachoeira, vinhedos e espaços de convivência. Tudo isso está em um local agradável em meio à natureza, cenários deslumbrantes e um sofisticado projeto arquitetônico concebido pela arquiteta e sócia-proprietária Célia Pinotti.
O complexo oferece degustação dos vinhos Brandina e atende os turistas em elegantes acomodações do restaurante Bruschetteria da Villa, tanto no espaço Terrazzo como no Giardino. Os visitantes podem experimentar o Menu Gastronômico, experiência que une a cozinha italiana à internacional, apresentando variedade de pratos sofisticados e criativos sob a coordenação do chef Roque Souza. Em espaço elegante e intimista, pode-se fazer a degustação dos vinhos, sempre acompanhada de uma boa conversa e uma breve introdução sobre como os vinhos locais são produzidos.
A Villa Santa Maria produz os rótulos Brandina, referência de qualidade e prestígio. Toda a produção da vinícola é submetida a rigoroso rigor técnico. Depois de colhidas, as uvas são processadas no Sul de Minas Gerais. A Villa produz sete variedades: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Merlot, Syrah, e Viognier. A vinícola tem a supervisão do maior especialista em vinhos de Inverno do Brasil, o professor Murillo Albuquerque Regina, e também conta com a orientação da enóloga Isabela Peregrino. O suporte profissional e o terroir da Mantiqueira acabam, portanto, por viabilizar um resultado extraordinário, atestado por sucessivas premiações nacionais e internacionais.
Desde que começou a engarrafar a sua produção, na década passada, a vinícola vem colecionando prêmios e medalhas. São 14 títulos entre as principais conquistas. A Villa traz com orgulho e satisfação premiações do Concurso Mundial de Bruxelas, em 2017; da Decanter Word Wine Awards, em 2020; da Avaliação Nacional de Vinhos, em 2021; e da Wines of Brazil Awards, em anos sucessivos desde 2020.
A história da Villa Santa Maria começa no início dos anos 2000, com a chegada da família Carbonari ao Vale do Baú, em São Bento do Sapucaí (SP). Logo após a compra da propriedade próximo à Pedra do Baú, um dos pontos turísticos mais visitados da região, tem início o planejamento da produção agrícola, com o plantio de uvas, iniciativa que resultaria anos depois numa vinícola reconhecida por vinhos de excelência.
Desde o começo de abril, o complexo passou a atender das 10 às 17h, ou seja, uma hora a mais do que o horário convencional de visitação. O objetivo é proporcionar uma experiência ainda mais agradável para os turistas. O período de outono-inverno oferece dias ensolarados e céu azul, num espetáculo que completa o visual instagramável do complexo.
Atualizada em: 27/04/2023