Viajar na alta ou na baixa temporada, o que é melhor?
Até parece outro lugar: os preços disparam, a cidade enche e há poucas vagas nos hotéis. Em compensação tudo fica mais divertido, ainda que bem mais caro. Assim é a alta temporada, em diferentes épocas do ano em cada ponto do mundo. Sob o ponto de vista climático, a alta estação também é a época mais propícia para viajar. Se for para a montanha será no inverno, se for para a praia, no verão. O problema é que, assim como você, todos os outros viajantes vão querer fazer a mesma coisa. O resultado são preços mais caros em tudo, nas diárias das hospedagens, nas passagens aéreas e nos passeios. Afinal, quanto maior a procura mais caro é o preço. Mas será que vale a pena pagar mais por isso? A resposta é, quase sempre, não! Na baixa temporada, fora das férias escolares e dos feriados prolongados, o movimento cai bastante e os preços despencam. O contraponto é que tudo fica mais vazio e desanimado, o que pode ser ruim para quem está em busca de diversão.
Veja o caso de Campos do Jordão, por exemplo. Quem visitar a cidade no auge do inverno, em julho, verá muita animação, mas também ruas abarrotadas, filas e até trânsito. Quem for, porém, no resto do ano, vai encontrar a tranquilidade de uma típica cidade do interior com pouca gente e preços mais honestos. A maior diferença está mesmo no preço das pousadas e dos hotéis, que oscilam cerca de 60% para baixo. A escolha, portanto, depende do que você quer para a sua viagem.
Porto Seguro, por sua vez, rende uma viagem em qualquer época do ano. Mas, no verão e nas férias escolares, a cidade enche bastante, especialmente por conta dos estudantes em viagens de formatura. As barracas de praia ficam cheias, os pedidos nos restaurantes demoram mais tempo e os preços sobem. A vantagem é que sempre rolam muitos shows e festas para quem quiser aproveitar a noite. Se a ideia for curtir as madrugadas, o verão é o período ideal. Mas se você prefere praias mais vazias, quer somente relaxar e aproveitar a baixa dos preços dos pacotes, pode ser uma boa viajar entre agosto e novembro.
O mês de agosto marca o início da baixa temporada no segundo semestre, ideal, portanto, para viajar gastando menos, um alívio para quem está louco para curtir férias mas anda com o orçamento apertado. As operadoras de turismo cobram cerca de 30% menos nos valores dos pacotes nessa época do ano em comparação ao período da alta temporada. Na baixa, vale a pena considerar destinos como Rio de Janeiro, Porto de Galinhas, Porto Seguro e Balneário Camboriú, que costumam ter reduções expressivas nos valores dos pacotes. As praias do Nordeste, aliás, oferecem excelente custo-benefício para viagens nos meses onde o turismo está desaquecido. O mesmo princípio se aplica aos destinos internacionais. A partir de outubro, fica bem mais em conta viajar para destinos da América do Sul, como Buenos Aires e Santiago.
Atualizada em: 01/08/2024