Roteiro de turismo sustentável chega ao litoral sul da Bahia – Voupranos

Roteiro de turismo sustentável chega ao litoral sul da Bahia

A Futuri, uma aliança entre organizações públicas e privadas, lançou roteiros com experiências de turismo sustentável no litoral sul da Bahia. Há opções que proporcionam imersão de até 26 dias pelos municípios de Caravelas, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Canavieiras, com passeios que vão além das praias. O objetivo é promover um turismo responsável e regenerativo, oferecendo aos visitantes experiências em mais de 30 atrativos naturais, como o Parque Nacional do Monte Pascoal, além de comunidades tradicionais e cerca de 60 negócios turísticos comprometidos com a sustentabilidade em suas operações.

EXPEDICAO ABROLHOS TERRA E MAR – Divulgação

Esse roteiro permite aos turistas mergulharem na cultura e nas maravilhas naturais, tanto no mar quanto em terra firme. Eles podem desfrutar de um turismo mais justo e responsável, causando um impacto positivo e duradouro em cada local visitado. O roteiro inclui um Mapa Interativo com informações sobre as experiências nas áreas naturais protegidas e os prestadores de serviços parceiros da Futuri, comprometidos com práticas sustentáveis. Também estão disponíveis mini-guias para a visitação dessas áreas de conservação. É importante ressaltar que o roteiro é flexível, servindo como uma fonte de inspiração para que os viajantes possam adaptá-lo de acordo com seu tempo disponível e interesses pessoais.

A Futuri, idealizada pela Conservação Internacional (CI-Brasil), tem atuado na região desde 1990, por meio de programas como o Turismo+Sustentável, lançado em 2021. A entidade vem trabalhando em parceria com as cadeias produtivas locais para tornar a conservação um importante ativo para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades.

“Após quase dois anos de construção coletiva, a aliança Futuri lançou um Roteiro Turístico+Sustentável e Regenerativo no Extremo Sul da Bahia. Esse roteiro percorre sete municípios e oito unidades de conservação federais, proporcionando uma imersão em experiências autênticas que honram a verdadeira essência da Bahia. Aqui, a natureza, a cultura e as pessoas se entrelaçam para criar um mosaico de histórias e encantos únicos. Prova-se que é possível fazer turismo gerando uma distribuição de renda mais justa e fortalecendo a natureza e as comunidades locais”, afirma Thaís Guimarães, Coordenadora do Projeto Turismo+Sustentável da Conservação Internacional.

 

 

Publicado em: 31/01/2024
Atualizada em: 31/01/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Brasil