O inusitado Festival de Ópera da Serra da Capivara – Voupranos

O inusitado Festival de Ópera da Serra da Capivara

Em meio ao esplendor do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, berço de uma riqueza incomparável de sítios pré-históricos e arte rupestre, acontecerá a 6ª edição do prestigioso festival Ópera da Serra da Capivara, de 15 a 27 de julho. Este evento inovador, que mescla música, teatro, circo e dança, tem como cenário principal a deslumbrante Pedra Furada, um anfiteatro natural esculpido ao longo de milênios pelos ventos da região.

Festival de Ópera da Serra da Capivara – Divulgação- Ju Andrade

Com o tema “Onça Rainha: uma jornada de rugidos e silêncios”, inspirado no clássico filme Rei Leão, a ópera deste ano coloca em foco o feminino como protagonista, celebrando a ancestralidade como o caminho para o futuro. Ambientada nos áridos horizontes da Caatinga, a trama apresenta a majestosa ‘Onça Rainha’ e sua corajosa filha, desencadeando um emocionante tributo à amizade, à conexão com a terra e à coragem diante dos desafios.

Festival de Ópera da Serra da Capivara – Divulgação- Ju Andrade

A produção da ópera inclui projeções gráficas, holografia e elementos visuais tecnológicos, além da participação de uma orquestra armorial e grupos de bailarinos da renomada Escola de Dança Estadual do Piauí, de São Raimundo Nonato (PI), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Com direção geral de Sádia Castro e direção artística de Felipe Guerra, o espetáculo deve encantar o público.
Além da ópera principal, o festival oferece uma programação diversificada, com oficinas gratuitas na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato, a partir do dia 15 de julho, e o evento Ópera na Cidade nos dias 22 e 23 de julho, com shows de artistas como Flaira Ferro, Lucas Dan, Filipe Catto e outros.

Festival de Ópera da Serra da Capivara – Divulgação- Ju Andrade

A Ópera da Serra da Capivara tem como principal objetivo aumentar a visibilidade e o número de visitantes no Parque Nacional, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991. O Parque abriga mais de 30 mil registros rupestres pré-históricos em mais de 700 sítios, sendo 64 deles abertos para os turistas explorarem.

Festival de Ópera da Serra da Capivara – Divulgação- Ju Andrade

Desde a sua primeira edição, a Ópera da Serra da Capivara tem atraído um considerável aumento no número de visitantes ao Parque. Dados do ICMBIO mostram que cerca de 30% dos turistas que visitam o Parque anualmente participam do festival. A diretora do evento, Sádia, destaca que o objetivo é destacar a riqueza histórica e ancestral que o Parque oferece.

Festival de Ópera da Serra da Capivara – Divulgação- Ju Andrade

Além do impacto cultural, o festival também traz benefícios econômicos significativos para a região de São Raimundo Nonato e cidades vizinhas. Com hotéis e pousadas lotados, restaurantes, bares, mercados e produtores de souvenirs experimentam um aumento de demanda de até 300% durante o evento. Houve também um notável desenvolvimento na infraestrutura local, impulsionado pela Ópera da Serra da Capivara, incluindo voos da cia aérea Azul para São Raimundo Nonato, a inauguração de novas estradas e a revitalização do Hotel Serra da Capivara, criando uma atmosfera propícia para o crescimento econômico da região.

6ª edição da Ópera da Serra da Capivara

** Ópera na Cidade

Datas: 22 a 23 de julho

Horário: 20h

Local: Praça do Abrigo, São Raimundo Nonato (Piauí)

Entrada gratuita

 

** Ópera Onça Rainha: uma jornada de rugidos e silêncios

Datas: 25, 26 e 27 de julho

Horário: 19h

Local: Parque Nacional da Serra da Capivara

 

 

 

Publicado em: 17/05/2024
Atualizada em: 17/05/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Brasil