Maio começa a temporada para escalar o Pico da Bandeira na Serra do Caparaó – Voupranos

Maio começa a temporada para escalar o Pico da Bandeira na Serra do Caparaó

A temporada para escalar o Pico da Bandeira, na divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, começa em maio e segue até setembro. Esse período de outono-inverno é considerado o mais adequado do ponto vista climático para percorrer a trilha que leva até o cume da montanha, uma das atividades mais procuradas por ecoturistas que visitam o Parque Nacional do Caparaó.

Pico da Bandeira – Editora Europa

O Pico da Bandeira é terceira maior montanha do Brasil, com 2.892 metros. Só é menor do que o Pico da Neblina e o Pico 31 de Março. Mas ambos estão na fronteira com a Venezuela, na Serra do Imeri, e exigem longas (e caras) expedições para serem alcançados. Já o Pico da Bandeira permite ir e voltar no mesmo dia, e não necessita uso de equipamentos de escaladas, podendo ser explorado por montanhistas iniciantes ou adeptos dos trekkings em meio à natureza.

Pico da Bandeira – Editora Europa

Isso não significa que seja moleza. Chegar ao topo da montanha dá trabalho e exige preparo físico: são cerca de 8 horas de caminhada (para ir e voltar) por trilha íngreme e trechos de rochas. É importantíssimo ter roupas adequadas para o frio, além de acompanhamento de guia. Muitos encaram a aventura de madrugada para ter o prazer de ver o nascer do sol no alto do pico, acima de uma colchão de nuvens. Esse fenômeno é mais comum entre maio e a agosto, quando também chove bem menos na região.

Para ir ao Pico da Bandeira é preciso acessar o Parque Nacional do Caparaó a partir da portaria que fica a 8 km que começa no distrito de Pedra Menina, que, por sua vez, está a 24 km do centro de Dores do Rio Preto (ES). Uma estrada pavimentada sobe a montanha, passando pertinho das cachoeiras Sete Pilões, Poço das Esmeraldas, Aurélio e Farofa. A partir dessa última cachoeira (a 4 km da portaria) a estrada deixa de ser pavimentada, fica ainda mais íngreme e só fica acessível para veículos com tração nas quatro rodas.

Pico da Bandeira ao entardecer – Editora Europa

São mais 4 km de estrada, passando pelos mirantes do Lajão e das Duas Irmãs até o ponto final, ao lado de uma área de acampamento, o Camping Casa Queimada, já a 2.200 metros do nível do mar. Muitos passam a noite no camping para iniciar a subida no meio da madrugada com uso de lanternas para ver o sol nascer lá no alto do pico. No período de inverno faz bastante frio no alto do Pico da Bandeira e a temperatura pode ir facilmente a muitos graus negativos. Geadas são comuns e os visitantes, com frequência, encontram a paisagem coberta de gelo.

Não é preciso pagar para pernoitar no camping Casa Queimada, na área do parque nacional, mas o espaço tem limitação para, no máximo, 100 pessoas por dia. As reservas precisam ser feitas com certa antecedência mediante formulário disponível no site www.icmbio.gov.br/parnacaparao.

Publicado em: 08/05/2023
Atualizada em: 08/05/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Brasil