Instituto Inhotim celebra recorde de visitação em 2023 – Voupranos

Instituto Inhotim celebra recorde de visitação em 2023

O Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), reúne diversas galerias em meio às paisagens de um imenso jardim botânico e se transformou em um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais. Este ano, o Instituto comemorou a marca de 4 milhões de visitantes desde a sua abertura ao público em 2006. Em 2023, Inhotim registrou aumento de 43% no número de visitações em comparação aao ano anterior, atingindo o maior público dos últimos seis anos. Além disso, as visitas gratuitas tiveram um salto surpreendente de 512% em relação a 2022, proporcionando acesso ao parque para cerca de 158 mil pessoas em 2023.

Inhotim – Magic Square – Helio Oiticica – Divulgação

Um marco importante foi a inauguração da Galeria Yayoi Kusama, onde os visitantes podem apreciar de perto duas obras icônicas e imersivas da artista. Além disso, o projeto arquitetônico da galeria foi realizado de forma sustentável e conta com um novo jardim desenvolvido pela equipe botânica.

Na frente artística, em 2023, foram destaque sete exposições temporárias individuais e/ou coletivas. No mês de março, a Galeria Mata recebeu o “Terceiro Ato: Sortilégio”. Em maio, foram inauguradas duas exposições: “Mestre Didi – Os iniciados no mistério não morrem”, na Galeria Praça; e a instalação comissionada de Mônica Ventura, “A noite suspensa ou o que posso aprender com o silêncio”, que ocupa o vão da Galeria Praça, uma das galerias mais visitadas do Inhotim.

Inhotim – Beam Drop – Chris Burden – Divulgação

Em setembro foram abertas as mostras “Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim”, na Galeria Lago, e “Direito à forma”, na Galeria Fonte. No mês de novembro a Galeria Mata apresenta “Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista”, de Abdias Nascimento. E a obra comissionada “Giro”, de Luana Vitra, instalada na Galeria Marcenaria, iniciou uma nova disposição no espaço.

Como Jardim Botânico, o Inhotim também se dedica a questões ambientais globais. Em 2023, sediou o I Congresso Nacional de Jardins Botânicos, reunindo instituições de todo o país para discutir o papel dos jardins botânicos na construção de cidades sustentáveis e compartilhar experiências sobre gestão de coleções botânicas. Também realizou o 1º Encontro Brasileiro de Palmeiras, abordando temas como diversidade, conservação e paisagismo.

A campanha Plástico Zero descobriu que o Inhotim utiliza mais de 370.000 copos plásticos anualmente. Apenas na produção desses copos, são gastos 2 milhões de litros de água. O projeto Plástico Zero tem como objetivo eliminar o uso de plásticos descartáveis e reduzir o impacto ambiental. Para alcançar esse objetivo, as áreas administrativas e o centro de vivência agora utilizam louças reutilizáveis. Os pontos de alimentação também adotaram embalagens que não são feitas de plástico descartável, assim como talheres reutilizáveis.

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO

De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

 

 

Publicado em: 20/12/2023
Atualizada em: 20/12/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Brasil