GOL celebra dois anos da rota carbono neutro entre São Paulo e Bonito – Voupranos

GOL celebra dois anos da rota carbono neutro entre São Paulo e Bonito

A GOL completou dois anos de operação da rota totalmente neutra em carbono que liga São Paulo (Congonhas) a Bonito, no Mato Grosso do Sul. Desde o seu lançamento em 2021, todas as emissões de carbono geradas nos voos entre as duas cidades são compensadas, sem qualquer custo adicional para os passageiros, através de projetos ambientais realizados em parceria com a climatech Moss.

Divulgação – Gol

Os voos carbono neutro entre a capital paulista e Bonito, realizada com a aeronave mais sustentável da companhia, o Boeing 737 Max, iniciaram em dezembro de 2021, o que facilitou o acesso ao destino sem a necessidade de traslado desde Campo Grande (MS), eliminando uma viagem rodoviária de 4 horas. Nessa rota inovadora e sustentável, a GOL assumiu o compromisso de realizar a compensação de carbono sem qualquer custo adicional para os passageiros. Dois anos após o início dos voos, foram neutralizadas 5.900 toneladas de CO2e nos voos de ida e volta entre Congonhas (CGH) e Bonito (BYO), o que equivale a preservar 845.957 árvores por um ano, ou ainda a conservar 1.783 campos de futebol (padrão FIFA).

Com essa iniciativa, a empresa arca com o custo total da compensação de CO2, através de projetos de preservação de florestas na Região Amazônica, de todos os voos da rota São Paulo/Congonhas (CGH) x Bonito (BYO), fornecendo aos passageiros e à tripulação que realizam esses trajetos o certificado individual de compensação de carbono. Como um bônus adicional, caso haja interesse por parte do passageiro, ele pode adquirir o MCO2 – o primeiro token verde global totalmente registrado em blockchain – para compensar as demais partes de sua viagem.

A primeira rota inteiramente neutra em carbono do Brasil é Recife (REC) x Fernando de Noronha (FEN), também uma iniciativa da GOL e Moss, lançada em setembro de 2021 com o projeto #MeuVooCompensa. No entanto, essa rota está temporariamente suspensa devido às obras no aeroporto do arquipélago pernambucano, mas será retomada no segundo semestre. Para divulgar as iniciativas ambientais de compensação de carbono, a GOL pintou uma aeronave Boeing 737 Max de sua frota com uma inusitada cor verde.

“As ações em parceria com a GOL Linhas Aéreas são sempre de grande importância para Bonito, um destino de referência global em ecoturismo. Ter uma ligação direta com o Aeroporto de Congonhas operada pela GOL, uma companhia comprometida com o meio ambiente, é motivo de satisfação, uma vez que o voo Bonito – Congonhas é a segunda rota totalmente neutra em carbono do Brasil. Esperamos continuar fortalecendo essa parceria saudável com a GOL”, disse Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Publicado em: 01/02/2024
Atualizada em: 01/02/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Brasil