Goiânia: a capital mais verde do Brasil – Voupranos

Goiânia: a capital mais verde do Brasil

Goiânia é reconhecida como uma das cidades mais verdes do Brasil devido à sua grande quantidade de áreas verdes e parques. A taxa de arborização dela é de 89,3% no mapeamento do IBGE. A cidade possui 94 metros quadrados de áreas verdes por habitante, um recorde entre as capitais brasileiras. O número supera em oito vezes a recomendação da ONU, que é de 12 metros quadrados por habitante.

Editora Europa – Tales Azzi

Atualmente, Goiânia possui mais de 100 parques espalhados por todos os bairros, proporcionando espaços de lazer, recreação e contato com a natureza para os moradores e visitantes. Cada um desses parques tem suas características próprias, mas todos proporcionam aos visitantes um ambiente agradável e propício para atividades ao ar livre.

Editora Europa – Tales Azzi

Os goianienses aproveitam bastante seus parques com caminhadas, corridas, piqueniques, prática de esportes ao ar livre, passeios de bicicleta, atividades físicas em equipamentos de ginástica, relaxamento em meio à natureza, entre outras atividades recreativas.

Editora Europa – Tales Azzi

A arborização urbana de Goiãnia traz vários outros benefícios aos moradores: melhora a questão climática ao deixar o ar mais puro para respirar, ajuda a conter erosões, atrai muitas espécies de pássaros (beija-flor, bem-te-vi, joão-de-barro, alma de gato, choquinha lisa, suiriri, coruja, entre outras), reduz a poluição sonora e favorecer melhor saúde física e mental. Além de deixar a cidade muito mais bonita.

Entre os maiores e mais populares está o Parque Areião, localizado no setor Pedro Ludovico. Possui uma grande área verde com trilhas para caminhada, pistas de corrida, quadras esportivas, playgrounds, áreas para piquenique e um lago.

Em uma das áreas mais nobres de Goiânia está o Parque Vaca Brava, situado no setor Bueno. Possui uma extensa área verde com trilhas para caminhada, ciclovia, quadras esportivas, playgrounds, espaços para piquenique e um lago.

No Centro, a apenas duas quadras do marco zero, está o Bosque dos Buritis, um dos parques mais antigos de Goiânia. Além de sua vegetação exuberante, o parque possui lagos, pontes, áreas para descanso, playgrounds e uma pista de cooper. Para completar a lista dos parques mais frequentados está o Parque Flamboyant, situado no setor Jardim Goiás, conhecido por sua beleza paisagística e pela presença de muitas árvores da espécie flamboyant. O parque oferece áreas para caminhada, ciclovia, espaços de lazer infantil, pistas de skate e quadras esportivas.

 

 

 

Publicado em: 15/02/2024
Atualizada em: 15/02/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Brasil