Forte Noronha é a nova atração da ilha de Fernando de Noronha – Voupranos

Forte Noronha é a nova atração da ilha de Fernando de Noronha

O Forte de Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha, foi completamente reconstruído para se tornar uma das principais atrações da ilha. Erguido no alto do morro, bem ao lado da vila de Nossa Senhora dos Remédios, o forte do século 18 teve projeto que recria sua arquitetura original mas com acréscimo de novos espaços de cultura, lazer e gastronomia.

Foto Tales Azzi/Editora Europa

Museu e muita história para contemplar

Construído em 1741 na vila de Nossa Senhora dos Remédios, o Forte Noronha, no passado, tinha função militar para proteger a entrada da Baía de Santo Antônio contra invasões de piratas estrangeiros, especialmente holandeses que beliscavam a costa brasileira em diversos pontos. Da primeira construção, no entanto, muito pouco restou. Os principais resquícios eram os canhões de ferro que foram mantidos e recolocados em sua posição original.

Entre os atrativos está um museu que conta a história da ilha de Fernando de Noronha e sua formação geológica. O acervo terá dados históricos e ambientais da ilha. O Forte Noronha também conta com mirante, espaço de entretenimento infantil, palco para shows e espaço para eventos privativos com capacidade para 1.200 pessoas.

Melhor pôr do sol da ilha inteira

Além de se tornar o melhor lugar da ilha para contemplar o pôr do sol, o Forte Noronha também será uma opção para quer quiser curtir a vista com boa comida. O restaurante O Paiol, com capacidade para 500 pessoas, será comandado pela chef Fernanda Wiettaeuper, que deve mesclar a culinária mediterrânea com a nordestina. Uma das experiências oferecidas será o tradicional churrasco brasileiro e as parrillas argentinas. O Forte Noronha também ganhou capela para celebração de casamentos e uma área para eventos corporativos, tornando-se o único lugar da ilha para sediar congressos empresariais.

Segundo a diretora executiva do Forte Noronha, Renata Borba, esse modelo de administração do patrimônio histórico e cultural criado em Fernando de Noronha poderá servir para a preservação e promoção de outros monumentos históricos em destinos turísticos do país mediante acordos com o IPHAN (o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Em setembro, o Forte Noronha ganhou o Selo de Sustentabilidade Tesouro Verde, que atesta o compromisso da administração com boas práticas ambientais e gerenciamento responsável dos recursos naturais.

Publicado em: 21/12/2022
Atualizada em: 27/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Brasil