Dois geoparques brasileiros são reconhecidos pela Unesco
O Conselho Executivo da UNESCO aprovou a inclusão de 18 novos geoparques à rede de Geoparques Globais da organização, que passa a contar com 195 unidades espalhados por 48 países. Entre as novas áreas que foram reconhecidas estão dois representantes brasileiros, ambos no Rio Grande do Sul: o Caçapava Geoparque, em Caçapava do Sul (RS); e o Quarta Colônia Geoparque, que envolve nove municípios na região central do estado.
O selo UNESCO Global Geopark, criado em 2015, tem como objetivo reconhecer o patrimônio geológico de importância internacional. Além disso, os geoparques buscam atender às comunidades locais, combinando a conservação do patrimônio geológico com a divulgação pública e uma abordagem sustentável para o desenvolvimento.
Com a inclusão desses novos 18 geoparques, a rede agora cobre uma área total de 486.709 km², o equivalente ao dobro do tamanho do Reino Unido. É uma grande conquista para a preservação e divulgação do patrimônio geológico mundial. Veja detalhes sobre os novos geoparques brasileiros.

Global Geopark – Divulgação
Caçapava Geoparque
O Geoparque Caçapava, no extremo sul do Brasil, município de Caçapava do Sul (RS), é um local de grande importância para pesquisadores e universidades brasileiras. Com características físicas e naturais únicas, os recursos minerais do geoparque têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento econômico da região, com metais sulfetados e mármore.
A geologia é composta de rochas vulcânicas e sedimentares datadas de 600 e 500 milhões de anos. Vários locais dentro do geoparque, incluindo Serra do Segredo, Guaritas e Minas do Camaquã, foram reconhecidos como de importância internacional e são exemplos de áreas de estudo promissoras no campo da geomorfologia, particularmente na pesquisa de clima cavernoso, além de abrigar uma diversidade de espécies endêmicas de cactos, flores nativas e abelhas. O geoparque também é um centro para esportes ao ar livre, como escalada e voo livre, e oferece um céu noturno escuro e não poluído para observar as estrelas. A região também é famosa por seus olivais e azeite de alta qualidade.

Global Geopark – Divulgação
Quarta Colônia
O Geoparque Quarta Colônia abrange nove municípios da região central do Rio Grande do Sul e é um verdadeiro tesouro cultural e paleontológico. Com cerca de 62.000 habitantes, a região é conhecida por sua diversidade cultural, que inclui influências italiana, alemã, portuguesa, quilombola, nativa e missionária.
O Geoparque se sobrepõe à Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, designada em 1991 pela UNESCO. O território é fonte de um patrimônio paleontológico único. Os resquícios de dinossauros, em especial, são um grande destaque, com espécies como Buriolestes schultzi, Bagualosaurus acuensis e Macrocollum itaquii, até agora exclusivos da Quarta Colônia.
A localização do Geoparque confere a este território um patrimônio paisagístico único, com um conjunto montanhoso delimitado por escarpas arenito-basálticas cobertas por grandes fragmentos de Mata Atlântica ainda muito bem preservados. A região também é abençoada por rios e nascentes que fornecem ao Geoparque cachoeiras e praias fluviais.
Atualizada em: 05/06/2023