Dicas da temporada de baleias na costa do Brasil – Voupranos

Dicas da temporada de baleias na costa do Brasil

Começa em junho, e segue até novembro, a temporada para avistamento de baleias em toda a costa do Brasil. Os animais chegam da Antártica para as águas cálidas do litoral brasileiro para se reproduzir e ter filhotes. Elas são de duas espécias, as jubartes, que aparecem nas Regiões Sudeste e Nordeste do País, e às baleias-franca, mais comuns na Região Sul, especialmente Santa Catarina.

Editora Europa – Viaje Mais

Nos últimos 30 anos, a população de baleias-jubarte em águas brasileiras aumentou impressionantes 20 vezes, graças à proibição da pesca desses animais e aos esforços de recuperação da espécie. Estima-se que cerca de 20 mil jubartes visitem a costa brasileira a cada ano, número que vem aumentando a cada ano.

Editora Europa – Viaje Mais

Os principais lugares para avistamento das jubartes ficam na costa da Bahia. Na Praia do Forte, há passeios diários em escunas para avistar as baleias a cerca de 10 km da beira-mar. Leva cerca de 20 minutos até que seja possível encontrá-las, o que acontece com frequência. Os machos, que chegam a ter 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas, dão saltos e batem as caudas para atrair as fêmeas. Além da Praia do Forte, é possível fazer os passeios de barco para ver as baleias em Salvador, Morro de São Paulo, Barra Grande, Itacaré, Porto Seguro, Cumuruxatiba e Caravelas.

Editora Europa – Viaje Mais

Nessa última cidade, saem os catamarãs rumo ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, onde está a maior área de concentração das jubartes durante a temporada reprodutiva. Criado em 1983, o Parque de Abrolhos é a primeira área marinha ambientalmente protegida do Brasil e é composto por cinco ilhas que formam um arquipélago exuberante. Para chegar até lá, os catamarãs levam cerca de 3 horas de navegação, contando as inúmeras paradas para observar as baleias que surgem pelo caminho.

Entre junho e novembro, é quase impossível não avistar as jubartes em um passeio para Abrolhos, o que também dá a chance de mergulhar e caminhar na Ilha da Siriba, a única onde o desembarque é permitido e somente através de uma trilha demarcada, já que o chão das ilhas em Abrolhos são forrados de ninhos de aves marinhas.

Editora Europa – Viaje Mais

Já em Santa Catarina, é a Rota da Baleia Franca, que inclui as cidades costeiras de Laguna, Imbituba e Garopaba, que encantam os turistas nesse período. Lá, as majestosas baleias-francas encontram um refúgio seguro para dar à luz e amamentar seus filhotes. Esses gigantes do mar podem chegar a pesar 60 toneladas e medir até 18 metros de comprimento, e são conhecidos por seus hábitos dóceis e costeiros, o que facilita a observação. Ao contrário das jubartes, não é preciso esforço para ver as baleias-francas, que aparecem a poucos metros da areia da praia, no raso mesmo, onde elas dão a luz e ficam meses cuidando dos filhotes antes de voltar para alto-mar.

Em Santa Catarina, a temporada de observação das baleias ocorre no inverno, quando as praias estão bem mais vazias e você pode aproveitar os preços baixos dos hotéis e serviços turísticos para desfrutar de uma viagem sem gastar muito.

Publicado em: 23/05/2023
Atualizada em: 23/05/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Bahia