Conheça o Trem do Pampa, novo trem turístico no Rio Grande do Sul – Voupranos

Conheça o Trem do Pampa, novo trem turístico no Rio Grande do Sul

O “Trem do Pampa” é a mais nova atração turística do Rio Grande do Sul. Inspirado pela cultura gaúcha e pelos encantos do Pampa, este passeio promete proporcionar uma experiência única aos seus passageiros em uma viagem de 20 km entre as cidades de Sant’Ana do Livramento e Palomas, com parada para degustação de vinho na vinícola Almadén.

Giordani-Turismo – Divulgação

A bordo dos vagões luxuosos, carinhosamente batizados de “Tannat” e “Cabernet”, artistas locais irão entreter os passageiros com apresentações musicais e culturais. Durante o trajeto, os passageiros terão a oportunidade de mergulhar ainda mais na história e cultura local, além de apreciar a paisagem pitoresca do Pampa.

Além disso, os passageiros serão agraciados com uma degustação de vinhos a bordo, apresentando as variadas uvas cultivadas na região, como Cabernet Franc e Gewurztraminer. Essas bebidas foram gentilmente fornecidas pela prestigiada vinícola Almadén, pertencente ao renomado grupo Miolo Wine Group.

Giordani-Turismo – Divulgação

Outro destaque do “Trem do Pampa” é, sem dúvida, o próprio trem. O modelo “VLT Prosper”, produzido pela Marcopolo Rail, foi adquirido pela Giordani Turismo em dezembro de 2020, e representa um divisor de águas na indústria ferroviária nacional. Com sua sigla representando “Veículo Leve sobre Trilhos”, este trem revolucionário oferece não apenas conforto e segurança, mas também recursos como janelas panorâmicas, sistema de ar-condicionado, sistema de som e imagem, poltronas reclináveis e acessibilidade para todos os passageiros. “O ‘Trem do Pampa’ foi especialmente customizado para a operação turística, garantindo uma experiência única em conforto e segurança, além de proporcionar uma vista panorâmica magnífica”, afirma Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Ambiental – Divulgação

Para chegar ao seu destino, a estação de Sant’Ana do Livramento, o “Trem do Pampa” fez uma incrível travessia pelo Rio Grande do Sul. Mais de 35 pessoas estiveram envolvidas em uma operação logística para transportar o “VLT Prosper” por mais de 730 quilômetros, partindo de Bento Gonçalves, na Serra. O comboio contou com duas carretas para cargas especiais, cada uma com 28 metros de comprimento, além de mais duas carretas de apoio. O trem sobre rodas chamou a atenção por essa cena inusitada. Em rodovias federais, a velocidade não pôde ultrapassar os 60km/h, e em rodovias estaduais, os carros tiveram que se limitar a 50km/h, o que resultou na divisão da viagem em 4 etapas.

Serviço

O passeio do “Trem do Pampa” será realizado exclusivamente aos sábados, em dois horários. O primeiro horário, com saída às 14h no sentido Sant’Ana do Livramento / Palomas, inclui uma visita à Vinícola Almadén e retorno de ônibus até a Estação Férrea de Livramento. Já o segundo horário parte da Estação de Livramento às 13h30, visita a Vinícola Almadén e depois embarca no Trem do Pampa na Estação Palomas, finalizando o passeio de volta à Estação Livramento. Cada horário pode acomodar até 100 passageiros e os trajetos têm duração aproximada de 2h30, sendo 1h10 dentro do trem.

Publicado em: 06/07/2023
Atualizada em: 06/07/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Brasil