Campo Grande (MS) sedia a Ruraltur 2023, a maior feira de turismo rural do Brasil – Voupranos

Campo Grande (MS) sedia a Ruraltur 2023, a maior feira de turismo rural do Brasil

A Ruraltur, maior feira de turismo rural do Brasil, chega a sua 19o. Edição. Realizado na Feira Central, em Campo Grande (MS), o evento é uma iniciativa do Sebrae/MS e expõe pacotes especiais com experiências únicas para quem quer vivenciar os destinos de diversos estados brasileiros. Entre os expositores, estão presentes fazendas que oferecem vivências na natureza, cidades reconhecidas pelas atividades de ecoturismo, representantes de rotas de turismo eno-gastronômico, lodges, pousadas, além de produtores regionais de artesanato e alimentos, como queijos, embutidos, cervejas artesanais, entre outros. A Ruraltur veio para mostrar um turismo rural autêntico, compartilhar informações e contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e experiências.

RuralTur – Divulgação

Logo no primeiro dia, o evento atraiu um público de mais de 1.600 pessoas, segundo estimativa da organização. Ao transitar pelo espaço, os participantes se depararam com uma potente estrutura de cinco mil metros quadrados, dividida em várias temáticas para abordar as possibilidades de turismo rural em Mato Grosso do Sul e em outros sete estados, incentivar networking e negócios.

RuralTur – Divulgação

A feira de produtos e serviços de Turismo Rural conta com mais de 200 expositores de vários segmentos que fazem parte de programas como Sebrae Delas e Pró Pantanal, com o selo Made in Pantanal do Sebrae, e empreendedores dos estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Uma das oficinas contempla o Pantanal por meio da cozinha de Comitiva Pantaneira. Já para os empreendedores, há uma a sessão de negócios específica com produtos ligados ao bioma. No espaço Sebrae Rural, os participantes poderão conferir as ações da entidade para a promoção do empreendedorismo no campo e oficinas voltadas à agroindústria.

RuralTur – Divulgação

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ao trazer para o estado pela primeira vez a Ruraltur, a instituição atua para levar conhecimento e proporcionar a abertura de mercados aos empreendedores locais. “É uma feira que acontece há 19 anos no Brasil, e é a primeira vez que a gente consegue trazê-la para Mato Grosso do Sul, mostrando o nosso turismo rural, e aquilo que temos de experiência para que o turista possa vivenciar. Temos mais de 200 expositores trazendo produtos não só do Mato Grosso do Sul, mas de outros estados. Então, esse é o nosso papel, levar oportunidade, trazer conhecimento, e fazer com que o nosso sul-mato-grossense possa aproveitar e conhecer ainda mais as nossas belezas”, explica o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

RuralTur – Divulgação

O evento também traz rodada de negócios e palestras para conectar os atrativos regionais aos grandes players do mercado, possibilitando troca de experiências. Além disso, uma série de palestras debateu sobre cases de sucesso no turismo rural e contou com a presença de nomes conhecidos, entre eles, o poeta Bráulio Bessa e o chef de cozinha Olivier Anquier.

Braulio Bessa subiu no palco da Arena Manoel de Barros e permeou pelo tema: A essência e poesia que transformam pessoas e lugares. Segundo ele, ser artista neste país é empreender, e o pertencimento e a valorização do lugar deve partir das pessoas da própria terra. Braulio contou sua trajetória tanto nas mídias sociais quanto na televisão. Já o chef francês Olivier Anquier, trouxe o tema “A produção local e suas histórias gerando autenticidade, conexão e humanização na Gastronomia”.

 

 

Publicado em: 16/12/2023
Atualizada em: 16/12/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Brasil