Brasil é escolhido melhor destino de ecoturismo do mundo – Voupranos

Brasil é escolhido melhor destino de ecoturismo do mundo

O Brasil foi eleito pela renomada Revista Forbes como o melhor país do mundo para o ecoturismo. Através do Índice de Ecoturismo, elaborado pela Forbes Advisor, o ranking avaliou a biodiversidade, a quantidade de atrativos naturais e parques reconhecidos pela Unesco, bem como a sustentabilidade desses destinos. Nessa classificação de 50 países, o Brasil se destacou com uma pontuação elevadíssima de 94,9/100, deixando o México em segundo lugar com 86 pontos.

Divulgação Associação Veadeiros

A Forbes Advisor enfatizou que o Brasil é o país com a maior biodiversidade entre todos os pesquisados, contando com “mais de 43 mil espécies de animais e plantas distintas”. Além disso, ressaltou que “30% do território brasileiro está protegido” e que o Brasil possui 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. Desses, sete são naturais, 15 culturais e um misto (natural e cultural).

Tales Azzi – Editora Europa

Um exemplo citado foi o Complexo de Conservação da Amazônia Central, localizado no estado do Amazonas, que abrange mais de seis milhões de hectares e é uma das áreas mais ricas em biodiversidade do planeta. É nesse lugar que espécies ameaçadas, como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu, encontram proteção, conforme destacado pelo levantamento. Entre as unidades de conservação mais visitadas do país destaque para o Parque Nacional do Iguaçu, que recebe cerca cerca de um milhão de turistas anualmente.

Tales Azzi / Editora Europa

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a mudança de percepção em relação ao Brasil no cenário internacional: “Em pouco tempo, conseguimos reconstruir a imagem de nosso país e o noticiário sobre o Brasil no mundo mudou. Saímos do lugar de ameaça da humanidade por agredir nossas florestas e nossa biodiversidade, e passamos a ser vistos como o país mais desejado, que o mundo quer conhecer e fazer parte dessa transformação, contribuindo com a sustentabilidade de nossa natureza através do turismo”.

Tales Azzi/Editora Europa

Na atual gestão, a Embratur reestabeleceu as relações com a maior associação de ecoturismo e turismo de aventura do mundo, a ATTA (Adventure Travel Trade Association) – o Brasil havia sido suspenso dessa entidade nos últimos anos devido ao aumento do desmatamento. Em setembro, a Embratur participará do congresso Adventure Travel World Summit, no Japão, apresentando os destinos do Brasil. Além disso, o Brasil conquistou a sede do congresso mundial da International Organization for Standardization (ISO) voltado para as atividades turísticas, que será realizado no Rio de Janeiro em 2025.

 

 

Publicado em: 24/08/2023
Atualizada em: 24/08/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Brasil