Arraial D’Ajuda ganha novo centro gastronômico
O Mirante das Fitas, um dos principais pontos turísticos no centro histórico da vila de Arraial D’ajuda, no sul da Bahia, passou por uma revitalização. Agora, além da tradição de amarrar fitinhas no gradil e fazer pedidos de sorte, o Mirante, localizado estrategicamente atrás da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, entrou para o circuito gastronômico local. Ou seja, além de uma simples parada para quem buscava um cenário digno do Instagram, agora pode aproveitar a visita ao Mirante das Fitas para provar da boa comida típica em restaurantes que se instalaram por ali.
Foram feitos diversos melhoramentos para deixar tudo ainda mais encantador. Um deck de madeira e um mosaico na escadaria da “fonte da santa” fazem referência à cultura local e à rica história do turismo religioso em Arraial d’Ajuda. Essa transformação deu vida nova ao espaço, e com ela surgiram empreendimentos gastronômicos, bares e restaurantes que agitam a vida noturna do vilarejo.
Com uma vista espetacular para o mar e uma densa área de Mata Atlântica como pano de fundo, o Mirante das Fitas é o local perfeito para reunir amigos e família no fim de tarde. E a diversão continua à noite com jantares deliciosos e uma programação musical ao vivo.
Entre os melhores restaurantes estão o Josefina, o Zaza, o Santo Porco, o Mirante 54 e dois novos estabelecimentos, com previsão para serem inaugurados no início de 224. Essa rota gastronômica oferece desde alta cozinha até cardápios com frutos do mar e delícias típicas da culinária baiana, com chefs renomados na área. E para completar a atmosfera mágica do Beco das Fitas e do deck, sempre há apresentações artísticas independentes com cantores locais.
Cada empreendimento tem uma proposta única, como o bar temático Santo Porco, com um clima de boteco e bebidas autorais que são de dar água na boca. “Nosso objetivo é oferecer qualidade e uma experiência diferenciada neste lugar especial”, destaca o empresário Alessandro Barbosa.
A Rua Bela Vista também é uma parte importante da história de Arraial d’Ajuda, com suas casas centenárias que são consideradas patrimônio histórico. Algumas dessas casas pertencem à igreja, outras aos moradores nativos, e até mesmo os padres jesuítas já moraram nessa área durante a colonização. Além disso, é nessa região que ocorrem romarias anuais, com devotos de Nossa Senhora d’Ajuda vindo de todo o Brasil para celebrar os milagres da fonte.
Atualizada em: 16/12/2023