5 Museus para conhecer com as crianças em Curitiba – Voupranos

5 Museus para conhecer com as crianças em Curitiba

Seja no período de férias, ou durante o ano letivo, explorar e conhecer museus com as crianças é uma forma excelente de despertar a curiosidade e a criatividade dos pequenos. Quem viajar para Curitiba (PR) pode conhecer locais para diferentes tipos de interesse, das artes, passando por temas históricos e até automobilísticos. De acordo com Giovana Both de Souza, coordenadora do Colégio Marista Santa Maria, visitar museus proporciona uma aprendizagem memorável e imersiva, estimula a imaginação e a criatividade, além de oferecer um tempo de qualidade em família. Confira 5 sugestões de museus em Curitiba:

Museu Egípcio – Divulgação – Foto Pedro Ribas

Museu Egípcio e Rosacruz – Tutankhamon

Os visitantes podem explorar três espaços: Museu Egípcio, onde estão as reproduções de objetos do Egito antigo; Museu Tutankhamon, com reproduções dos tesouros encontrados na tumba do antigo faraó e o Complexo Luxor, ambiente externo com réplicas de estátuas.

Endereço: R. Nicarágua, 2641, Bacacheri

 

Museu do Automóvel

Criado pelo Clube do Automóvel e Antiguidades Mecânicas do Paraná (CAAMP), o museu funciona desde 1976. O acervo conta com 150 veículos antigos que se revezam em 70 vagas permanentes e se dividem em três categorias: Corrida, Nacionais e Vintage.

Endereço: Av. Cândido Hartmann, 2300, Parque Barigui

 

Museu da Imagem e do Som (MIS)

O MIS é o segundo mais antigo do país nesta área, atrás somente do MIS do Rio de Janeiro. Foi criado em 1969 para preservar a memória audiovisual do Paraná. O acervo conta com milhões de itens, entre fotografias, vídeos (em película e digital), áudios e coleções tridimensionais. Há também mostras interativas, em que é possível fotografar, assistir e vivenciar as obras.

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 395

 

Museu da Vida

Próximo do Bosque Alemão e da Torre Panorâmica, o Museu da Vida vale ser incluído no passeio com as crianças. Criado pela Pastoral da Criança, com diversos espaços lúdicos, como a Rua do Brincar, e a Exposição dos 1000 dias, lá é possível se divertir e aprender com as interações.

Endereço: R. Jacarezinho, 1691, Mercês

 

Museu de Arte Indígena

O primeiro museu particular do Brasil dedicado à arte brasileira indígena, foi criado por Julianna Podolan Martins. São 700 m² de espaço dividido em dois ambientes representando o ar e a terra, com mais de 1500 itens variando desde vestuário até objetos ritualísticos e usuais.

Endereço: Av. Água Verde, 1413, Água Verde

 

 

 

 

Publicado em: 18/03/2024
Atualizada em: 18/03/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Brasil