Distrito Cultural de Saadiyat em Abu Dhabi será concluído em 2025
O Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi anunciou hoje que o Distrito Cultural de Saadiyat, que vai reunir diversos museus e instituições culturais será concluído em 2025 e se confirmará como um dos maiores complexos culturais do planeta. O local já abriga o Louvre Abu Dhabi, o primeiro museu universal do mundo árabe, que exibe obras de arte de diferentes culturas e conta a história das conexões humanas. Desde sua inauguração em 2017, o Louvre Abu Dhabi já recebeu cinco milhões de visitantes e é reconhecido por sua arquitetura impressionante. Próximo ao museu, o Berklee Abu Dhabi oferece programações de música, educação e artes cênicas durante todo o ano.
Além disso, o distrito abriga o Manarat Al Saadiyat, que funciona como um centro de expressão artística criativa e sedia dois importantes eventos do calendário cultural de Abu Dhabi: o Abu Dhabi Art e o Culture Summit Abu Dhabi.
Atualmente, 76% das obras de construção das novas instituições culturais, que serão inauguradas em breve no Distrito Cultural de Saadiyat, já foram concluídas. Entre as novidades, está o Museu Nacional Zayed, que celebrará a rica história e cultura da região e honrará o legado do fundador do país, o falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan.
As novidades também incluem o Museu de História Natural de Abu Dhabi, que levará os visitantes a uma jornada de 13,8 bilhões de anos pela história do universo e do nosso planeta. O Guggenheim Abu Dhabi celebrará a arte desde a década de 1960 até o presente, destacando as realizações artísticas mais importantes do nosso tempo.
O Distrito Cultural Saadiyat homenageia o legado do falecido Sheikh Zayed, que definiu a agenda cultural e revelou a história dos Emirados Árabes Unidos por meio de escavações e descobertas arqueológicas. Esse legado começou com a criação do Museu Al Ain, o primeiro dos Emirados Árabes Unidos, inaugurado em 1971, e continuou com a inauguração da Fundação Cultural em 1981. O Distrito Cultural Saadiyat é um testemunho do compromisso de Abu Dhabi com a preservação do patrimônio, contemplando uma visão voltada para o futuro. O distrito convida o mundo a se envolver com diversas tradições do mundo árabe, promovendo o diálogo cultural com o Ocidente.
Atualizada em: 24/05/2024